Este trabalho intitulado “O Cordel enquanto instrumento mediador no contexto escolar da EJA”, objetiva apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação e desenvolvimento dos alunos nas aulas de leitura em uma sala de aula da EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos enfocando a figura do leitor enquanto sujeito atuante na prática leitora do gênero cordel. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo e motivacional de leitura com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos se torne na prática contínua de sala de aula e o cordel seja um instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos. Esse trabalho buscará contribuir para o redirecionamento do ensino de Língua Portuguesa na EJA dentro da perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais. O estudo do gênero em análise visará despertar à apreciação de textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. Leitura, Cordel, Letramento, Contexto social, Educação de Jovens e Adultos.