DO BRANQUEAMENTO SILENCIADOR AO PROTAGONISMO QUESTIONÁVEL: AS PRINCESAS NEGRAS NA LITERATURA JUVENIL E A (RE)DESCOBERTA DA MEMÓRIA AFRICANA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25951 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 59 "titulo" => "DO BRANQUEAMENTO SILENCIADOR AO PROTAGONISMO QUESTIONÁVEL: AS PRINCESAS NEGRAS NA LITERATURA JUVENIL E A (RE)DESCOBERTA DA MEMÓRIA AFRICANA" "resumo" => "Os contos de fadas têm sido contados e recontados durante muitas décadas, suas histórias continuam a enriquecer o imaginário de crianças que se deleitam nos encantamentos das narrativas de princesas, como Cinderela e Rapunzel. Através da leitura desses clássicos é perceptível observar que os traços europeus sempre nortearam a caracterização da imagem das princesas, bem como a estrutura dessas narrativas. No intuito de buscar um distanciamento desse padrão tradicional, têm surgido narrativas contemporâneas que propagam o mundo encantado das princesas a partir de um novo modelo de contos de fadas, dessa vez as princesas são negras e algumas desconhecidas em decorrência do longo processo de branqueamento que se consolidou durante séculos nas narrativas clássicas. Porém, ao lado dessas publicações, que estão contribuindo para o (re)conhecimento da memória africana, estão outras de qualidades duvidosas, pois protagonizam princesas negras apenas por um reconhecimento da cor de pele. Então, por compreender a importância dos contos de fadas na constituição do imaginário infantil, bem como seu papel fundamental para a propagação da cultura dos povos, o presente trabalho investiga as recentes publicações em que princesas negras são protagonistas nos enredos literários, realizando uma análise comparativa entre os contos de fadas, do século XIX, e as narrativas contemporâneas, objetivando um estudo acerca dos elementos estéticos que constituem essas obras, bem como a originalidade das temáticas que as norteiam. Para dar suporte a essa discussão, recorremos a teóricos como Zilberman (2003); Prado (2009); Maziero e Niederauer (2009); Oliveira (2010); Mariosa e Reis (2011) e Bento (2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRICANA, CONTOS DE FADAS, PRINCESAS NEGRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID59_20062016113038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHENNEFER ALVES MACEDO" "autor_nome_curto" => "JHENNEFER ALVES" "autor_email" => "jhenneferufpb@outlook.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25951 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 59 "titulo" => "DO BRANQUEAMENTO SILENCIADOR AO PROTAGONISMO QUESTIONÁVEL: AS PRINCESAS NEGRAS NA LITERATURA JUVENIL E A (RE)DESCOBERTA DA MEMÓRIA AFRICANA" "resumo" => "Os contos de fadas têm sido contados e recontados durante muitas décadas, suas histórias continuam a enriquecer o imaginário de crianças que se deleitam nos encantamentos das narrativas de princesas, como Cinderela e Rapunzel. Através da leitura desses clássicos é perceptível observar que os traços europeus sempre nortearam a caracterização da imagem das princesas, bem como a estrutura dessas narrativas. No intuito de buscar um distanciamento desse padrão tradicional, têm surgido narrativas contemporâneas que propagam o mundo encantado das princesas a partir de um novo modelo de contos de fadas, dessa vez as princesas são negras e algumas desconhecidas em decorrência do longo processo de branqueamento que se consolidou durante séculos nas narrativas clássicas. Porém, ao lado dessas publicações, que estão contribuindo para o (re)conhecimento da memória africana, estão outras de qualidades duvidosas, pois protagonizam princesas negras apenas por um reconhecimento da cor de pele. Então, por compreender a importância dos contos de fadas na constituição do imaginário infantil, bem como seu papel fundamental para a propagação da cultura dos povos, o presente trabalho investiga as recentes publicações em que princesas negras são protagonistas nos enredos literários, realizando uma análise comparativa entre os contos de fadas, do século XIX, e as narrativas contemporâneas, objetivando um estudo acerca dos elementos estéticos que constituem essas obras, bem como a originalidade das temáticas que as norteiam. Para dar suporte a essa discussão, recorremos a teóricos como Zilberman (2003); Prado (2009); Maziero e Niederauer (2009); Oliveira (2010); Mariosa e Reis (2011) e Bento (2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA" "palavra_chave" => "LITERATURA AFRICANA, CONTOS DE FADAS, PRINCESAS NEGRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID59_20062016113038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHENNEFER ALVES MACEDO" "autor_nome_curto" => "JHENNEFER ALVES" "autor_email" => "jhenneferufpb@outlook.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }