FILHO, Clesio De Melo Cabral. A mitologia nórdica na contemporaneidade. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25871>. Acesso em: 23/11/2024 23:02
Resumo: O presente projeto é resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC), que teve como inspirações as ações do PIBID, Ensino Religioso, Ciências da Religião. Determina de forma resumida, a ascensão da mitologia nórdica nas mídias atuais, mais precisamente na música e no cinema. Para o nosso referencial teórico, utilizaremos Mircea Eliade, Joseph Campbell, Lévi Strauss. Tem como objetivos específicos, abordar o surgimento, origem da mitologia, a sua importância para os diferentes povos, e seu significado. Para essa abordagem, trazemos Mircea Eliade com o conceito de história verdadeira e história falsa. Tratamos também do Ragnarok ou Destino final dos deuses, o Ragnarok é considerado o apocalipse nórdico, nesse episódio o deus do fogo, Loki, liberta-se de seu cativeiro e junto com gigantes e monstros trava uma guerra sangrenta contra Odin e os deuses de Asgard. Esse acontecimento culminará na morte de quase todos os deuses, incluindo a destruição do universo. Discutimos em seguida, o ressurgimento da mitologia nórdica na música, cinema. Na música, especificamente, nos países escandinavos está surgindo um tipo de renascimento da mitologia nórdica, existem hoje estilos músicas que têm como finalidade tratar justamente da cultura desses povos. No início da década de 90, surge nos países escandinavos, um estilo musical denominado com viking metal, esse é um subgênero do folk metal e black metal com presença da cultura e mitologia nórdica. Reuni em sua música menções das batalhas Viking e as conquistas épicas.