A presente pesquisa investiga a importância das histórias em quadrinhos para a formação do leitor crítico. Construindo sua identidade pedagógica e literária nos textos da literatura canônica brasileira. Este gênero textual utiliza dois signos gráficos: a imagem e a linguagem escrita, portanto, a pesquisa se propõe avaliar a diagramação de significação desta leitura em várias expressões estéticas. Promovendo a interação simbiótica entre o quadrinho e o leitor. Classificaremos os elementos constitutivos da diagramação e suas características mediante avaliação pedagógica. O objetivo deste trabalho visa compreender o entendimento dos leitores das séries finais do ensino fundamental especificamente do 8º e 9º no ambiente escolar onde a leitura adaptada da obra clássica para o quadrinho fortalece o entendimento em um formato prazeroso e acessível, entretanto, essa linguagem será submetida à apreciação deste leitor e suas impressões, porém, não substituirá a leitura na integra da obra original, mas poderá ser utilizada de forma pedagógica e aliada a obra interligados pelo gosto da leitura, desta forma cumprirá o dever educacional de formação do leitor. Refletindo acerca do ensino/aprendizagem eficaz nas obras da literatura brasileira, nos deparamos com diversos assuntos e prováveis caminhos a serem seguidos, ora com enfoque na leitura, ora na compreensão textual, dentre outros. Todavia, apesar da imensa variedade de enfoques, percebemos que não há, em muitos casos, o desenvolvimento de atividades que contemplem uma abordagem teórica no sentido de serem constantes no plano de curso e/ou de aula das histórias em quadrinhos.