Neste trabalho, apresento os resultados da análise de documentos e depoimentos que remetem a eventos de letramento em que há leitura e produção do gênero poema dos quais participou uma professora de LP dos 11 aos 35 anos, bem como as possíveis influências desses eventos no seu processo de didatização desse gênero. O corpus analisado é constituído por textos de diferentes gêneros que contemplam a escrita dessa professora de 1990 a 2015 e 04 relatos reflexivos orais coletados/gerados de 2004 a 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza elementos do estudo de caso, da etnografia e da pesquisa ação. Informa esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas; de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de letramento literário de Cosson (2006); de saberes docentes de Tardif (2010) e de mobilização de saberes no processo de didatização de Rafael (2001, 2002). Os resultados apontam que, em seu processo de didatização do gênero, a professora de LP não reproduz as práticas que vivenciou na escola enquanto aluna, as quais enfatizavam a análise de aspectos da estrutura composicional do poema, e se solidariza a práticas de leitura e escrita do gênero vivenciadas fora do contexto escolar e aos discursos sobre ensino de leitura e escrita que circularam nos espaços de formação de professores a partir da década de 1990.