AS INFLUÊNCIAS DOS MUNDOS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO POEMA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25908 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DOS MUNDOS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO POEMA" "resumo" => "Neste trabalho, apresento os resultados da análise de documentos e depoimentos que remetem a eventos de letramento em que há leitura e produção do gênero poema dos quais participou uma professora de LP dos 11 aos 35 anos, bem como as possíveis influências desses eventos no seu processo de didatização desse gênero. O corpus analisado é constituído por textos de diferentes gêneros que contemplam a escrita dessa professora de 1990 a 2015 e 04 relatos reflexivos orais coletados/gerados de 2004 a 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza elementos do estudo de caso, da etnografia e da pesquisa ação. Informa esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas; de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de letramento literário de Cosson (2006); de saberes docentes de Tardif (2010) e de mobilização de saberes no processo de didatização de Rafael (2001, 2002). Os resultados apontam que, em seu processo de didatização do gênero, a professora de LP não reproduz as práticas que vivenciou na escola enquanto aluna, as quais enfatizavam a análise de aspectos da estrutura composicional do poema, e se solidariza a práticas de leitura e escrita do gênero vivenciadas fora do contexto escolar e aos discursos sobre ensino de leitura e escrita que circularam nos espaços de formação de professores a partir da década de 1990." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "POEMA, DIDATIZAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID446_29062016105619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE BAZARIM" "autor_nome_curto" => "MILENE BAZARIM" "autor_email" => "milene_bazarim@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25908 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 446 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DOS MUNDOS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO POEMA" "resumo" => "Neste trabalho, apresento os resultados da análise de documentos e depoimentos que remetem a eventos de letramento em que há leitura e produção do gênero poema dos quais participou uma professora de LP dos 11 aos 35 anos, bem como as possíveis influências desses eventos no seu processo de didatização desse gênero. O corpus analisado é constituído por textos de diferentes gêneros que contemplam a escrita dessa professora de 1990 a 2015 e 04 relatos reflexivos orais coletados/gerados de 2004 a 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza elementos do estudo de caso, da etnografia e da pesquisa ação. Informa esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas; de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de letramento literário de Cosson (2006); de saberes docentes de Tardif (2010) e de mobilização de saberes no processo de didatização de Rafael (2001, 2002). Os resultados apontam que, em seu processo de didatização do gênero, a professora de LP não reproduz as práticas que vivenciou na escola enquanto aluna, as quais enfatizavam a análise de aspectos da estrutura composicional do poema, e se solidariza a práticas de leitura e escrita do gênero vivenciadas fora do contexto escolar e aos discursos sobre ensino de leitura e escrita que circularam nos espaços de formação de professores a partir da década de 1990." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "POEMA, DIDATIZAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID446_29062016105619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE BAZARIM" "autor_nome_curto" => "MILENE BAZARIM" "autor_email" => "milene_bazarim@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }