Na busca por caminhos que possam orientar a complexa tarefa de desenvolver as competências leitora e escritora dos alunos, uma das vias mais fecundas é a abordagem em torno dos gêneros do discurso, oferecendo a possibilidade de apreensão do gênero como parte constitutiva da ação humana, permeando interações em variadas instâncias, permitindo ao indivíduo a sua efetiva inserção social, constituindo-se como sujeito reflexivo, crítico e ativo. Nesse sentido, a Crônica favorece um trabalho que considere os usos sociais da escrita, desenvolvendo abordagens de leitura e de escrita inseridas em contextos reais de produção e de recepção. Por construir seu estilo entre o coloquial e o literário, por estar ligada ao cotidiano e à expressão da subjetividade, e se relacionar com as esferas jornalística e literária, a Crônica viabiliza o envolvimento em diversas práticas de letramento. De acordo com essa perspectiva, este trabalho apresenta o relato da aplicação de uma sequência didática, com vistas a desenvolver a competência discursiva dos discentes, a partir da apreensão do gênero Crônica, com base na construção da significação configurada pelo tema, pela composição e pelo estilo do autor, com ênfase na expressão da subjetividade, no dialogismo e nos reflexos das esferas jornalística e literária. O recorte apresentado refere-se à aplicação de uma sequência didática, parte de pesquisa em andamento, aplicada em uma turma do 9ºano, da Escola Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Pombal, Paraíba.