A CRÔNICA NA SALA DE AULA: LEITURA E ESCRITA COM RELEVÂNCIA SOCIAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25841 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 884 "titulo" => "A CRÔNICA NA SALA DE AULA: LEITURA E ESCRITA COM RELEVÂNCIA SOCIAL" "resumo" => "Na busca por caminhos que possam orientar a complexa tarefa de desenvolver as competências leitora e escritora dos alunos, uma das vias mais fecundas é a abordagem em torno dos gêneros do discurso, oferecendo a possibilidade de apreensão do gênero como parte constitutiva da ação humana, permeando interações em variadas instâncias, permitindo ao indivíduo a sua efetiva inserção social, constituindo-se como sujeito reflexivo, crítico e ativo. Nesse sentido, a Crônica favorece um trabalho que considere os usos sociais da escrita, desenvolvendo abordagens de leitura e de escrita inseridas em contextos reais de produção e de recepção. Por construir seu estilo entre o coloquial e o literário, por estar ligada ao cotidiano e à expressão da subjetividade, e se relacionar com as esferas jornalística e literária, a Crônica viabiliza o envolvimento em diversas práticas de letramento. De acordo com essa perspectiva, este trabalho apresenta o relato da aplicação de uma sequência didática, com vistas a desenvolver a competência discursiva dos discentes, a partir da apreensão do gênero Crônica, com base na construção da significação configurada pelo tema, pela composição e pelo estilo do autor, com ênfase na expressão da subjetividade, no dialogismo e nos reflexos das esferas jornalística e literária. O recorte apresentado refere-se à aplicação de uma sequência didática, parte de pesquisa em andamento, aplicada em uma turma do 9ºano, da Escola Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Pombal, Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA" "palavra_chave" => "CRÔNICA, GÊNEROS DO DISCURSO, PRÁTICAS DE LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID884_23072016093135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FELINTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deborafpmoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE -UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25841 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 884 "titulo" => "A CRÔNICA NA SALA DE AULA: LEITURA E ESCRITA COM RELEVÂNCIA SOCIAL" "resumo" => "Na busca por caminhos que possam orientar a complexa tarefa de desenvolver as competências leitora e escritora dos alunos, uma das vias mais fecundas é a abordagem em torno dos gêneros do discurso, oferecendo a possibilidade de apreensão do gênero como parte constitutiva da ação humana, permeando interações em variadas instâncias, permitindo ao indivíduo a sua efetiva inserção social, constituindo-se como sujeito reflexivo, crítico e ativo. Nesse sentido, a Crônica favorece um trabalho que considere os usos sociais da escrita, desenvolvendo abordagens de leitura e de escrita inseridas em contextos reais de produção e de recepção. Por construir seu estilo entre o coloquial e o literário, por estar ligada ao cotidiano e à expressão da subjetividade, e se relacionar com as esferas jornalística e literária, a Crônica viabiliza o envolvimento em diversas práticas de letramento. De acordo com essa perspectiva, este trabalho apresenta o relato da aplicação de uma sequência didática, com vistas a desenvolver a competência discursiva dos discentes, a partir da apreensão do gênero Crônica, com base na construção da significação configurada pelo tema, pela composição e pelo estilo do autor, com ênfase na expressão da subjetividade, no dialogismo e nos reflexos das esferas jornalística e literária. O recorte apresentado refere-se à aplicação de uma sequência didática, parte de pesquisa em andamento, aplicada em uma turma do 9ºano, da Escola Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Pombal, Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: ESTUDOS SOBRE CRÔNICA: ABORDAGEM CRÍTICA E METODOLÓGICA" "palavra_chave" => "CRÔNICA, GÊNEROS DO DISCURSO, PRÁTICAS DE LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA3_ID884_23072016093135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FELINTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deborafpmoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE -UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }