O CONTO E AS POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS: O ESPELHO DE UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26041 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 941 "titulo" => "O CONTO E AS POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS: O ESPELHO DE UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Ler é uma prática indissociável à existência humana, mas promover hábitos de leituras entre os jovens é um desafio para professores de Língua Portuguesa. Objetivando fomentar a importância de práticas instigantes de leitura, bem como atualizar as propostas pedagógicas promovidas na Escola é que relatamos as experiências de Leitura vivenciadas com uma turma do 9º ano da EEFM. Dona Clotide Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. Por estarmos em contato com as experiências e predileções leitoras de jovens, buscamos dizimar déficits de leitura e promover a fruição da leitura literária em sala de aula através de recursos atrativos. Optamos por trabalhar com narrativas curtas, especificadamente, com contos. Tomamos por metodologia, a sequência didática básica com o uso de textos de João Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira e Clarice Lispector, promovendo leituras deleite, seções interpretativas e retextualização, numa somatória de ações interativas que possibilitaram ao aluno, mediado pelo professor, (re)significar os sentidos dos textos lidos e ampliar as expectativas na (re)construção do (re)conhecimento do gênero. Para a realização das atividades e construção deste artigo, contamos com o aporte teórico de Koch (2015), Kleiman (2010), Cosson (2014), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. No processo de acompanhamento de evolução dos alunos, percebeu-se a relevância da readequação de práticas de leitura na escola, buscando o uso de suportes adequados para a efetivação de uma leitura significativa em sala de aula. Este artigo, constitui-se, portanto, em um relato de experiências resultantes de atividades realizadas ao longo de 03 meses com a referida turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, CONTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID941_22072016091334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KRISCIA LORENA DE FREITAS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LORENA FREITAS" "autor_email" => "lorena@radioativo.net" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26041 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 941 "titulo" => "O CONTO E AS POSSÍVEIS CONSTRUÇÕES IMAGINÁRIAS: O ESPELHO DE UMA EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS CURTAS EM SALA DE AULA" "resumo" => "Ler é uma prática indissociável à existência humana, mas promover hábitos de leituras entre os jovens é um desafio para professores de Língua Portuguesa. Objetivando fomentar a importância de práticas instigantes de leitura, bem como atualizar as propostas pedagógicas promovidas na Escola é que relatamos as experiências de Leitura vivenciadas com uma turma do 9º ano da EEFM. Dona Clotide Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. Por estarmos em contato com as experiências e predileções leitoras de jovens, buscamos dizimar déficits de leitura e promover a fruição da leitura literária em sala de aula através de recursos atrativos. Optamos por trabalhar com narrativas curtas, especificadamente, com contos. Tomamos por metodologia, a sequência didática básica com o uso de textos de João Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira e Clarice Lispector, promovendo leituras deleite, seções interpretativas e retextualização, numa somatória de ações interativas que possibilitaram ao aluno, mediado pelo professor, (re)significar os sentidos dos textos lidos e ampliar as expectativas na (re)construção do (re)conhecimento do gênero. Para a realização das atividades e construção deste artigo, contamos com o aporte teórico de Koch (2015), Kleiman (2010), Cosson (2014), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. No processo de acompanhamento de evolução dos alunos, percebeu-se a relevância da readequação de práticas de leitura na escola, buscando o uso de suportes adequados para a efetivação de uma leitura significativa em sala de aula. Este artigo, constitui-se, portanto, em um relato de experiências resultantes de atividades realizadas ao longo de 03 meses com a referida turma." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, CONTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID941_22072016091334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KRISCIA LORENA DE FREITAS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "LORENA FREITAS" "autor_email" => "lorena@radioativo.net" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }