Ler é uma prática indissociável à existência humana, mas promover hábitos de leituras entre os jovens é um desafio para professores de Língua Portuguesa. Objetivando fomentar a importância de práticas instigantes de leitura, bem como atualizar as propostas pedagógicas promovidas na Escola é que relatamos as experiências de Leitura vivenciadas com uma turma do 9º ano da EEFM. Dona Clotide Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. Por estarmos em contato com as experiências e predileções leitoras de jovens, buscamos dizimar déficits de leitura e promover a fruição da leitura literária em sala de aula através de recursos atrativos. Optamos por trabalhar com narrativas curtas, especificadamente, com contos. Tomamos por metodologia, a sequência didática básica com o uso de textos de João Paulo Paes, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira e Clarice Lispector, promovendo leituras deleite, seções interpretativas e retextualização, numa somatória de ações interativas que possibilitaram ao aluno, mediado pelo professor, (re)significar os sentidos dos textos lidos e ampliar as expectativas na (re)construção do (re)conhecimento do gênero. Para a realização das atividades e construção deste artigo, contamos com o aporte teórico de Koch (2015), Kleiman (2010), Cosson (2014), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. No processo de acompanhamento de evolução dos alunos, percebeu-se a relevância da readequação de práticas de leitura na escola, buscando o uso de suportes adequados para a efetivação de uma leitura significativa em sala de aula. Este artigo, constitui-se, portanto, em um relato de experiências resultantes de atividades realizadas ao longo de 03 meses com a referida turma.