O trabalho em questão apresenta os resultados parciais de nossa pesquisa do mestrado em formação de professores da UEPB e tem por objetivo estudar meios para que a literatura surda seja incluída no currículo escolar. Para isso, estamos realizando uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Isso se torna necessário, pois o ensino da Literatura surda nas escolas regulares pode contribuir com a formação de um cidadão crítico e consciente, que conhecerá a cultura de um povo que vive entre nós, mas que é como se fosse invisível. Com séculos de exclusão e até mesmo segregação educacional, é fundamental adotar meios para aproximar as pessoas surdas das ouvintes. Para isso, adotamos a concepção de literatura descrita por Candido (2011), que a vê como força humanizadora que atua na formação do homem, também na concepção de cultura e identidades surdas proposta por Perlin (2011) e Skiliar (2011) e sua posição de resistência frente a dominação ouvinte. Além disso, utilizamos as proposições de Rojo (2012), em sua teoria dos multiletramentos, pois a literatura surda é essencialmente produzida e distribuída por meios audiovisuais e exprime a cultura dos povos surdos, desse modo podendo ela contribuir para o letramento e a formação, do aluno, pautados no multiculturalismo. A partir do estudo desses autores, podemos perceber as potencialidades do ensino da literatura surda na educação regular e como ela pode auxiliar na humanização das relações interpessoais entre alunos surdos e ouvintes.