Este trabalho se inscreve no âmbito dos estudos interdisciplinares da leitura literária voltada para o contexto pedagógico do Ensino Fundamental. É resultado de experiências formativas vivenciadas no Subprojeto PIBID “Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental” do Curso de Ciências da Religião/UERN, desenvolvido com alunos/bolsistas e professores/supervisores de Ensino Religioso da rede municipal de Natal/RN. Assim, selecionamos o conto A arca de Noé em três tempos, de Machado de Assis e Vicente, de Miguel Torga que dialogam com alguns mitos sagrados que (re)contam a narrativa do Dilúvio, analisamos como os autores criam diferentes pontos de vista sobre o personagem Noé, o qual pode ser compreendido como a figura do Patriarca, mantendo laços com as narrativas judaico-cristãs e também como bajulador, serviçal de Deus, subserviente à vontade divina, numa imagem que se distancia dos textos sagrados. Ao trazer para os espaços escolares textos literários que abordem a temática do Transcendente e do fenômeno religioso, objetivamos criar momentos de leitura para a compreensão do Outro (alteridade) e espaços para a pluralidade, ou seja, para as diferentes formas como os discursos religiosos se constituem pela linguagem em obras de autores consagrados da literatura, relacionando-os às narrativas sagradas de certas tradições religiosas.