Na presente comunicação abordaremos a grande relevância que a obra Dom Quixote de la Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes, representou e representa para a literatura mundial, se tornando uma leitura indispensável para quem deseja conhecer uma bela narrativa de aventuras e fantasias. Ao longo do tempo, a obra máxima de Cervantes foi lida e reinterpretada pelas mais diferentes artes desde a música até as histórias em quadrinhos. Com base nas releituras da obra literária Dom Quixote de La Mancha, este trabalho tem como finalidade, propor ao professor de língua, algumas estratégias de ensino que capacite-o a trabalhar em sala de aula, de forma lúdica, com uma das forma de releitura, entre as mais variadas vertentes que esta obra prima da literatura pode apresentar, despertando assim o interesse do aluno para a grandeza da conhecida narrativa cervantina. Para a realização deste estudo analisaremos O Último Cavaleiro Andante (2015) do autor Eisner Will, uma releitura adaptada para o gênero textual história em quadrinhos. O livro é uma adaptação da obra de Cervantes Dom Quixote de La Mancha, em que relata as aventuras de um cavaleiro andante de nome Dom Quixote junto ao seu fiel escudeiro, Sancho Pança. Em seguida serão expostos diferentes tipos de estratégias para se trabalhar a obra em sala de aula ou parte dela, por meio desta adaptação, de maneira que se torne um momento prazeroso tanto para o aprendiz quanto para o professor de literatura. Como suporte teórico serão utilizados textos dos seguintes autores: NASCIMENTO (2008), ESTEVES (2005) e TROUCHE (2008).