A poesia tem a capacidade de provocar sentimentos e reflexões para além do sentido expresso, logo a mesma pode ser um componente fundamental de educação da sensibilidade. Tal estímulo deveria ser um dos fios condutores do trabalho renovador com a poesia na escola aliado ao objetivo de formar leitores. Nesse sentido, relatamos uma experiência de vivência poético-musical desenvolvida por meio da atuação do PIBID, tendo como público alvo os (as) alunos (as) do ensino médio de uma escola pública. A proposta trata-se da leitura de poemas e letras de Vinícius de Moraes. Fundamentamos nosso experimento a partir dos estudos de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2012), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Realizamos atividades com diferentes abordagens e isso propiciou uma convivência mais demorada e significativa com os textos. Assim, partilhamos com os alunos as sensações provocadas pela poesia, aproximando-os de suas emoções, de suas posturas diante da vida, além de motivar reflexões e críticas sobre a realidade sugerida em tais poemas. Este trabalho mostrou que existem possibilidades e alternativas para promover a interação da poesia com o jovem leitor (a), o qual experimenta sua competência de atribuir sentido ao que está sendo lido.