ATUAÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA COM A POESIA & MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAES
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25912 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA COM A POESIA & MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAES" "resumo" => "A poesia tem a capacidade de provocar sentimentos e reflexões para além do sentido expresso, logo a mesma pode ser um componente fundamental de educação da sensibilidade. Tal estímulo deveria ser um dos fios condutores do trabalho renovador com a poesia na escola aliado ao objetivo de formar leitores. Nesse sentido, relatamos uma experiência de vivência poético-musical desenvolvida por meio da atuação do PIBID, tendo como público alvo os (as) alunos (as) do ensino médio de uma escola pública. A proposta trata-se da leitura de poemas e letras de Vinícius de Moraes. Fundamentamos nosso experimento a partir dos estudos de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2012), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Realizamos atividades com diferentes abordagens e isso propiciou uma convivência mais demorada e significativa com os textos. Assim, partilhamos com os alunos as sensações provocadas pela poesia, aproximando-os de suas emoções, de suas posturas diante da vida, além de motivar reflexões e críticas sobre a realidade sugerida em tais poemas. Este trabalho mostrou que existem possibilidades e alternativas para promover a interação da poesia com o jovem leitor (a), o qual experimenta sua competência de atribuir sentido ao que está sendo lido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES, CONVIVÊNCIA POÉTICO-MUSICAL, ; FORMAÇÃO DE LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID598_21072016170232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA ARAUJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA ARAUJO" "autor_email" => "100amandaaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "CDSA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI ARIDO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25912 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PIBID NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA COM A POESIA & MÚSICA DE VINÍCIUS DE MORAES" "resumo" => "A poesia tem a capacidade de provocar sentimentos e reflexões para além do sentido expresso, logo a mesma pode ser um componente fundamental de educação da sensibilidade. Tal estímulo deveria ser um dos fios condutores do trabalho renovador com a poesia na escola aliado ao objetivo de formar leitores. Nesse sentido, relatamos uma experiência de vivência poético-musical desenvolvida por meio da atuação do PIBID, tendo como público alvo os (as) alunos (as) do ensino médio de uma escola pública. A proposta trata-se da leitura de poemas e letras de Vinícius de Moraes. Fundamentamos nosso experimento a partir dos estudos de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007, 2012), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Realizamos atividades com diferentes abordagens e isso propiciou uma convivência mais demorada e significativa com os textos. Assim, partilhamos com os alunos as sensações provocadas pela poesia, aproximando-os de suas emoções, de suas posturas diante da vida, além de motivar reflexões e críticas sobre a realidade sugerida em tais poemas. Este trabalho mostrou que existem possibilidades e alternativas para promover a interação da poesia com o jovem leitor (a), o qual experimenta sua competência de atribuir sentido ao que está sendo lido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES, CONVIVÊNCIA POÉTICO-MUSICAL, ; FORMAÇÃO DE LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID598_21072016170232.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA ARAUJO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AMANDA ARAUJO" "autor_email" => "100amandaaraujo@gmail.com" "autor_ies" => "CDSA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI ARIDO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }