Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA E SUAS INTERFACES NA SALA DE AULA: ARTE, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO, INTERFACES Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Um dos grandes desafios para o professor consciente de seu papel na formação do leitor literário, quando se depara com a literatura no Ensino Médio, é conseguir conciliar a formação de alunos leitores ao tradicional ensino de história da literatura. No entanto, apesar do grande número de pesquisas disponíveis, como as de Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Rildo Cosson, Maria da Glória Bordini, Júlio César Araújo, Magda Soares, entre outros, assim como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio apontarem, há décadas, para o desenvolvimento da habilidade leitora, propondo fazer da sala de aula um espaço para leituras efetivas, um espaço de experiência direta com a obra literária, ainda encontramos nas salas de aula um ensino pautado quase exclusivamente na história cronológica da literatura, o que nos faz repensar alguns paradigmas . O próprio ENEM, exame para o qual o Ensino Médio propõe-se preparar, em seus objetos de estudo assim como na descrição de suas habilidades e competências para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, também aponta para a necessidade de avaliar o aluno no que diz respeito à competência leitora. Nele, a literatura encontra-se representada em três universos: como gênero textual e como patrimônio cultural em constante diálogo com as demais produções artísticas como também com as tecnologias da informação e da comunicação. Nesse sentido, exige-se do professor de literatura o desenvolvimento da competência leitora mais ampla, não se restringindo ao texto literário como algo imanente, mas nos seus contatos com as diversas linguagens que circulam na sociedade. Nosso artigo, portanto, tem como objetivo, inicialmente, analisar e problematizar concepções nas suas novas e/ou velhas roupagens, como as representadas pelo ENEM, por ser uma referência para as escolas no que diz respeito ao acesso às universidades. Pretendemos, ainda e, principalmente, apontar propostas metodológicas para o ensino da literatura do Ensino Médio, buscando conciliar duas situações distintas, mas ao mesmo tempo complementares das quais o professor de literatura não pode desvincular-se: a formação do leitor e a história da literatura, num viés do diálogo com o universo das artes em geral e das tecnologias da comunicação e informação. Para isso, iremos trazer experiências concretas vivenciadas em sala de aula com alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, em que utilizamos alguns dos métodos e concepções para o ensino de literatura, tais como as abordadas por Bordini (1988), Soares (1999) e Zilberman (2005).

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