Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

UM ESTUDO DO GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO LEITORA, FáBULAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26134
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "UM ESTUDO DO GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o uso do gênero fábula para a formação leitora das crianças no Ensino Fundamental, de forma a levá-las a apreciá-las para melhor compreendê-las e produzi-las dentro e fora da escola. Neste tecer de ideias refletiu-se sobre a função desempenhada pelo professor em ensinar estratégias capazes de auxiliar e levar o estudante ao sucesso do ato de ler. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa de forma a comparar as diferentes versões da mesma história, destacando a organização dos fatos e as características dos personagens a partir das narrativas de Esopo, a fim de identificar nesses textos literários os que mais chamam a atenção desses leitores e refletir acerca das diversas possibilidades na hora de escrever. Esse gênero apresenta uma linguagem acessível que favorece o desenvolvimento da leitura em sala de aula e estimula o senso moral das crianças. Para fundamentar esse estudo, teremos como arcabouço teórico, Dezotti (2003); Freire (1992); Santos (2003) e os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). As estratégias de leitura foram trabalhadas, em sala de aula, através de uma sequência didática, de modo a verificar se tais estratégias possibilitariam um amadurecimento do leitor, a fim de colaborar para a formação de valores das crianças do ensino fundamental. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o entendimento de que o estudo do gênero fábula amplia a compreensão leitora dos estudantes perpassando pelo espaço da sala de aula e ampliando saberes diferenciados com relação à escrita de textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, FáBULAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALVA"
    "autor_email" => "marisousa_letras@hotmail."
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26134
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 16
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "UM ESTUDO DO GÊNERO FÁBULA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o uso do gênero fábula para a formação leitora das crianças no Ensino Fundamental, de forma a levá-las a apreciá-las para melhor compreendê-las e produzi-las dentro e fora da escola. Neste tecer de ideias refletiu-se sobre a função desempenhada pelo professor em ensinar estratégias capazes de auxiliar e levar o estudante ao sucesso do ato de ler. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa de forma a comparar as diferentes versões da mesma história, destacando a organização dos fatos e as características dos personagens a partir das narrativas de Esopo, a fim de identificar nesses textos literários os que mais chamam a atenção desses leitores e refletir acerca das diversas possibilidades na hora de escrever. Esse gênero apresenta uma linguagem acessível que favorece o desenvolvimento da leitura em sala de aula e estimula o senso moral das crianças. Para fundamentar esse estudo, teremos como arcabouço teórico, Dezotti (2003); Freire (1992); Santos (2003) e os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). As estratégias de leitura foram trabalhadas, em sala de aula, através de uma sequência didática, de modo a verificar se tais estratégias possibilitariam um amadurecimento do leitor, a fim de colaborar para a formação de valores das crianças do ensino fundamental. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o entendimento de que o estudo do gênero fábula amplia a compreensão leitora dos estudantes perpassando pelo espaço da sala de aula e ampliando saberes diferenciados com relação à escrita de textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO LEITORA, FáBULAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID160_23052016161443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINALVA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARINALVA"
    "autor_email" => "marisousa_letras@hotmail."
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo possibilitar uma reflexão sobre o uso do gênero fábula para a formação leitora das crianças no Ensino Fundamental, de forma a levá-las a apreciá-las para melhor compreendê-las e produzi-las dentro e fora da escola. Neste tecer de ideias refletiu-se sobre a função desempenhada pelo professor em ensinar estratégias capazes de auxiliar e levar o estudante ao sucesso do ato de ler. Para tanto, realizamos uma análise qualitativa de forma a comparar as diferentes versões da mesma história, destacando a organização dos fatos e as características dos personagens a partir das narrativas de Esopo, a fim de identificar nesses textos literários os que mais chamam a atenção desses leitores e refletir acerca das diversas possibilidades na hora de escrever. Esse gênero apresenta uma linguagem acessível que favorece o desenvolvimento da leitura em sala de aula e estimula o senso moral das crianças. Para fundamentar esse estudo, teremos como arcabouço teórico, Dezotti (2003); Freire (1992); Santos (2003) e os documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). As estratégias de leitura foram trabalhadas, em sala de aula, através de uma sequência didática, de modo a verificar se tais estratégias possibilitariam um amadurecimento do leitor, a fim de colaborar para a formação de valores das crianças do ensino fundamental. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o entendimento de que o estudo do gênero fábula amplia a compreensão leitora dos estudantes perpassando pelo espaço da sala de aula e ampliando saberes diferenciados com relação à escrita de textos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.