POESIA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26094 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 756 "titulo" => "POESIA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA" "resumo" => "A leitura literária na educação básica é de suma importância para a formação leitora dos discentes, pois permite viajar na imaginação e na história. O trabalho com poesia no meio escolar traz sempre contribuições importantes na construção do sujeito, enquanto um ser pensante, possibilitando ao estudante vivenciar a plurissignificação que é inerente a este gênero literário. A poesia em sala de aula, muitas vezes, é negligenciada pelo docente, que geralmente utiliza o texto em prosa, conforme Pinheiro (2007). Compreendendo a importância de proporcionar às crianças o prazer que a leitura de poesia traz e que o diálogo entre o texto e leitor conduz a uma experiência estética é que se propõe nesse artigo sugestões de atividades com poesia de cordel. Com relação à recepção de textos literários, Iser (1996) mostra que o efeito estético da obra antecipa a interpretação propriamente dita, que é a emoção, e ocorre no contato primário da obra com o leitor. Desse modo, tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato da poesia popular em versos apresentar musicalidade, o ritmo, as rimas, entre outras características que despertam e encantam os leitores. O folheto selecionado foi “Os sete Constituintes” de Antônio Francisco. Observa-se que o folheto de cordel não é muito explorado tampouco trabalhado no universo escolar, sabendo que é uma riqueza da cultura popular em nossa sociedade. O público-alvo escolhido foi os discentes do 5º ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, FOLHETO DE CORDEL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID756_25072016220844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELLYS VANNESSA DA SILVA RODRIGUES SABINO" "autor_nome_curto" => "DELLYS" "autor_email" => "dellyspedagoga@outlook.co" "autor_ies" => "UNIGRENDAL PREMIUM CORPORATE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26094 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 756 "titulo" => "POESIA DE CORDEL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA" "resumo" => "A leitura literária na educação básica é de suma importância para a formação leitora dos discentes, pois permite viajar na imaginação e na história. O trabalho com poesia no meio escolar traz sempre contribuições importantes na construção do sujeito, enquanto um ser pensante, possibilitando ao estudante vivenciar a plurissignificação que é inerente a este gênero literário. A poesia em sala de aula, muitas vezes, é negligenciada pelo docente, que geralmente utiliza o texto em prosa, conforme Pinheiro (2007). Compreendendo a importância de proporcionar às crianças o prazer que a leitura de poesia traz e que o diálogo entre o texto e leitor conduz a uma experiência estética é que se propõe nesse artigo sugestões de atividades com poesia de cordel. Com relação à recepção de textos literários, Iser (1996) mostra que o efeito estético da obra antecipa a interpretação propriamente dita, que é a emoção, e ocorre no contato primário da obra com o leitor. Desse modo, tencionou-se utilizar o gênero em questão a fim de despertar o gosto pela leitura, pelo fato da poesia popular em versos apresentar musicalidade, o ritmo, as rimas, entre outras características que despertam e encantam os leitores. O folheto selecionado foi “Os sete Constituintes” de Antônio Francisco. Observa-se que o folheto de cordel não é muito explorado tampouco trabalhado no universo escolar, sabendo que é uma riqueza da cultura popular em nossa sociedade. O público-alvo escolhido foi os discentes do 5º ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, FOLHETO DE CORDEL, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID756_25072016220844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELLYS VANNESSA DA SILVA RODRIGUES SABINO" "autor_nome_curto" => "DELLYS" "autor_email" => "dellyspedagoga@outlook.co" "autor_ies" => "UNIGRENDAL PREMIUM CORPORATE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }