Resumo
Nas últimas décadas, as mulheres vêm conquistando independência e lugares importantes em espaços públicos. Contudo, apesar de alguns avanços, a igualdade de gênero ainda está distante no horizonte de nossa sociedade, marcada profundamente pela misoginia e pela violência simbólica e física contra as mulheres. A literatura é um dos espaços nos quais as relações de gênero são representadas e discutidas de modo crítico. A partir do conceito de gênero (CONNEL, 2015; SCOTT, 1995) e de discussões sobre mulher, feminismo e literatura (XAVIER, 1991; 1998), este artigo pretende debater a representação de gênero e da violência contra as mulheres em três contos da literatura brasileira de autoria feminina, a saber: “Venha ver o Pôr-do-sol”, de Lygia Fagundes Teles (1997); e “Porém igualmente” e “Ela era sua tarefa”, ambos de Marina Colasanti (1986; 1999). O artigo apresenta, além da crítica literária do corpus numa perspectiva comparativa e mediante a base teórica citada, estratégias para trabalhar com esses contos no Ensino Médio, fornecendo sugestões didáticas a fim de estabelecer um ensino comprometido, por um lado, ético e politicamente, no sentido de possibilitar a construção de uma sociedade mais justa e igualitária; por outro, comprometido com preceitos teórico-metodológicos dos documentos oficiais (OCEM, 2006; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba, 2007) e do letramento literário (COSSON, 2009; 2014).