O presente artigo pretende fomentar a discussão sobre o trabalho com literatura nas aulas de língua materna do ensino fundamental. Embora estudiosos e documentos oficiais defendam e orientem que a abordagem do texto literário possibilita também a realização articulada de atividades de análise linguística, o fato é que essa prática não é realidade em grande parte de nossas escolas, onde o texto literário, quando é utilizado, serve na maioria das vezes ao reconhecimento descontextualizado de estruturas gramaticais. Por considerar a necessidade de formar leitores (e por consequência cidadãos) que possam assumir discursos e posicionamentos críticos, construtivos e responsáveis nos diversos contextos que a sociedade nos impõe, apresentamos aqui proposta pedagógica de trabalho articulado entre língua e literatura, na qual o texto literário configura-se como ponto de partida do processo ensino/aprendizagem nas aulas de Português. Sendo assim, o principal objetivo deste artigo é defender que o trabalho contextualizado com a literatura possa acontecer a partir do ensino fundamental, e para isso, apresentamos exemplo de sequência didática com objetivos de aprendizagem ancorados em descritores da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc (conhecida como Prova Brasil) em torno da novela ‘Atlântico’ (do autor cearense Ronaldo Correia de Brito) com a intenção de ilustrar que é possível o trabalho articulado com as unidades básicas do ensino de língua – leitura, análise linguística e produção textual – tomando como ponto de partida o texto literário.