A partir de obras literárias que tematizam as reconfigurações familiares, a proposta que pretendemos apresentar, neste trabalho, tem o intuito de contribuir para a reflexão acerca dos modelos de família existentes em nossa sociedade, discussão essas a que não se pode furtar a escola hoje em dia. Para balizar a nossa proposta de intervenção, além da experiência adquirida como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), recorremos às contribuições teóricas de Facco (2009), Mello (2005), Grossi, Uziel e Mello (2007) e Silva e Ribeiro (2013), para os quais o conceito de família transcende o que já está sendo arraigado socialmente, e às orientações metodológicas de Cosson (2006), que procura pensar em uma metodologia própria ao exercício da leitura literária para a sala de aula com vistas à formação de leitores de literatura. Com a presente proposta, esperamos contribuir para aqueles professores/as que procuram desenvolver práticas que possam não só formar leitores, mas sujeitos que, em sendo leitores, sejam também abertos à diversidade e à pluralidade que nos institui e nos constitui. Consequentemente, assumimos uma postura política em prol da oferta de um ensino que, por meio do contato efetivo com o texto literário, forme sujeitos mais humanos, no sentido emprestado a tal termo atribui por Candido (1995).