O presente trabalho tem como objetivo a divulgação dos resultados da aplicação do projeto “Conto literário: leitura e encanto na perspectiva do gênero”, cuja relevância ocorre pela inserção do texto literário na sala de aula com o propósito de despertar o aluno para um mundo cheio de sentidos e significados, incutindo a ideia de que as palavras podem ir além do dicionário. Nesse sentido, além de encantar, a literatura tem o poder de humanização, Cândido (1975, p. 175). Desse modo, faz-se necessário incentivar o letramento literário na conjuntura escolar para que a sociedade forme sujeitos pensantes, atuantes e com a consciência de que sua atuação na coletividade é primordial. Segundo Cosson (2006 p. 17), “a experiência literária não só nos permite saber da vida por meio da experiência do outro, como também vivenciar essa experiência”. Considerando que a turma de 8° ano ainda não possuía conhecimento acerca do gênero conto, a intenção foi apresentar a modalidade e apontar seu escopo. A exposição de vários tipos de contos e suas características serviu para aproximá-los do assunto proposto e familiarizá-los com essa espécie de texto tão atrativa e divertida. Tais como “Sherazade e as mil uma noites”, “A menina e o sapo”, “acontece na caatinga”, “A mulher que queria ser imortal, foram utilizados nas aulas expositivas. O estudo insere-se no âmbito da Literatura e do ensino de língua materna em sala de aula. As vivências deste momento em uma turma de ensino fundamental de escola pública da cidade de Currais Novos proporcionaram instantes de muito aprendizado aos participantes envolvidos, oportunizando o desenvolvimento da competência leitora.