Este trabalho foi realizado na Escola Municipal Filomena Medeiros e integra o subprojeto interdisciplinar de Letras e Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculado a Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/CAMUZP. O projeto faz uma releitura de lendas brasileiras, em especial as que fazem parte do folclore alagoano, Gogó da Ema e a mulher da Capa Preta, são exemplos das que foram mediadas em sala de aula e posteriormente recontadas no pátio da escola, assim os alunos assumem o papel de mediadores e desenvolvem outras maneiras de contá-las aos colegas. A metodologia utilizada no projeto divide-se em três etapas: aquecimento, mediação e desdobramento, acreditamos que esse roteiro nos aproxima do universo da criança, a sensibilização através do lúdico. É se debruçando sobre o forte desejo de proporcionar um encontro entre os educandos com as narrativas orais que iniciamos o nosso trabalho. Apresentamos a eles as histórias escutadas por seus pais, que muitas vezes se assemelham ao seu cotidiano, narrações de fácil contação, que pouco precisa-se recorrer ao lúdico para embeleza-las. Escolher o folclore e brincadeiras de roda, é uma forma de enfrentamento ao esquecimento massificado. É essa preocupação com os não-lugares, que nos força a buscar referências que nos mantenham ligados a algum lugar, a memória oral nos fixa, nos prende a um determinado território, nos auxilia na manutenção e compreensão da cultura e identidade.