DAS VIDAS SECAS ÀS VERDES VIDAS: A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA RELEITURA DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA PRODUZIDA P
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25942 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "DAS VIDAS SECAS ÀS VERDES VIDAS: A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA RELEITURA DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA PRODUZIDA P" "resumo" => "Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de literatura para que este não se delimite apenas a um estudo historicista, mas que exista espaço, na sala de aula, para atividades que promovam o letramento literário dos estudantes, possibilitando a leitura de obras literárias, instigando-os a se tornarem leitores autônomos, críticos e reflexivos, usufruindo dos benefícios que a leitura literária oferece. Como objetivo geral, pretendemos, através da atividade de leitura em sala de aula, propiciar o letramento literário em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Quanto aos específicos: a) proporcionar a curiosidade do estudante pelo gênero textual literário a partir da leitura do texto literário em sala de aula; b) associar a literatura a outra forma de expressão artística; c) promover a releitura obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através de registros fotográficos realizados pelos estudantes. Procedemos a uma análise do tipo qualitativa, através da qual pretendemos verificar de que forma a atividade de leitura da obra Vidas Secas e a atividade de sua releitura, a partir de uma mostra fotográfica produzida pelos estudantes, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O corpus de nossa pesquisa consistiu nas fotografias que foram produzidas e apresentadas na mostra fotográfica ao final da atividade. Como suporte, também foram utilizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados indicaram que associar a literatura com outras expressões artísticas é um recurso interessante que promove o letramento literário, contribui para formação humana, intelectual e social dos estudantes, devendo a escola, assim, ampliar o espaço para estas atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID330_27062016102619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA" "autor_email" => "jairlene@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25942 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "DAS VIDAS SECAS ÀS VERDES VIDAS: A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA RELEITURA DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA PRODUZIDA P" "resumo" => "Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de literatura para que este não se delimite apenas a um estudo historicista, mas que exista espaço, na sala de aula, para atividades que promovam o letramento literário dos estudantes, possibilitando a leitura de obras literárias, instigando-os a se tornarem leitores autônomos, críticos e reflexivos, usufruindo dos benefícios que a leitura literária oferece. Como objetivo geral, pretendemos, através da atividade de leitura em sala de aula, propiciar o letramento literário em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Quanto aos específicos: a) proporcionar a curiosidade do estudante pelo gênero textual literário a partir da leitura do texto literário em sala de aula; b) associar a literatura a outra forma de expressão artística; c) promover a releitura obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através de registros fotográficos realizados pelos estudantes. Procedemos a uma análise do tipo qualitativa, através da qual pretendemos verificar de que forma a atividade de leitura da obra Vidas Secas e a atividade de sua releitura, a partir de uma mostra fotográfica produzida pelos estudantes, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O corpus de nossa pesquisa consistiu nas fotografias que foram produzidas e apresentadas na mostra fotográfica ao final da atividade. Como suporte, também foram utilizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados indicaram que associar a literatura com outras expressões artísticas é um recurso interessante que promove o letramento literário, contribui para formação humana, intelectual e social dos estudantes, devendo a escola, assim, ampliar o espaço para estas atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID330_27062016102619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA" "autor_email" => "jairlene@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }