Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de literatura para que este não se delimite apenas a um estudo historicista, mas que exista espaço, na sala de aula, para atividades que promovam o letramento literário dos estudantes, possibilitando a leitura de obras literárias, instigando-os a se tornarem leitores autônomos, críticos e reflexivos, usufruindo dos benefícios que a leitura literária oferece. Como objetivo geral, pretendemos, através da atividade de leitura em sala de aula, propiciar o letramento literário em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Quanto aos específicos: a) proporcionar a curiosidade do estudante pelo gênero textual literário a partir da leitura do texto literário em sala de aula; b) associar a literatura a outra forma de expressão artística; c) promover a releitura obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através de registros fotográficos realizados pelos estudantes. Procedemos a uma análise do tipo qualitativa, através da qual pretendemos verificar de que forma a atividade de leitura da obra Vidas Secas e a atividade de sua releitura, a partir de uma mostra fotográfica produzida pelos estudantes, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O corpus de nossa pesquisa consistiu nas fotografias que foram produzidas e apresentadas na mostra fotográfica ao final da atividade. Como suporte, também foram utilizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados indicaram que associar a literatura com outras expressões artísticas é um recurso interessante que promove o letramento literário, contribui para formação humana, intelectual e social dos estudantes, devendo a escola, assim, ampliar o espaço para estas atividades.