Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

DAS VIDAS SECAS ÀS VERDES VIDAS: A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA RELEITURA DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA PRODUZIDA P

Palavra-chaves: LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25942
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "DAS VIDAS SECAS ÀS VERDES VIDAS: A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA RELEITURA DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA PRODUZIDA P"
    "resumo" => "Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de literatura para que este não se delimite apenas a um estudo historicista, mas que exista espaço, na sala de aula, para atividades que promovam o letramento literário dos estudantes, possibilitando a leitura de obras literárias, instigando-os a se tornarem leitores autônomos, críticos e reflexivos, usufruindo dos benefícios que a leitura literária oferece. Como objetivo geral, pretendemos, através da atividade de leitura em sala de aula, propiciar o letramento literário em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Quanto aos  específicos: a) proporcionar a curiosidade do estudante pelo gênero textual literário a partir da leitura do texto literário em sala de aula; b) associar a literatura a outra forma de expressão artística; c) promover a releitura obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através de registros fotográficos realizados pelos estudantes. Procedemos a uma análise do tipo qualitativa, através da qual pretendemos verificar de que forma a atividade de leitura da obra Vidas Secas e a atividade de sua releitura, a partir de uma mostra fotográfica produzida pelos estudantes, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O corpus de nossa pesquisa consistiu nas fotografias que foram produzidas e apresentadas na mostra fotográfica ao final da atividade. Como suporte, também foram utilizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados indicaram que associar a literatura com outras expressões artísticas é um recurso interessante que promove o letramento literário, contribui para formação humana, intelectual e social dos estudantes, devendo a escola, assim, ampliar o espaço para estas atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID330_27062016102619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA"
    "autor_email" => "jairlene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25942
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 330
    "titulo" => "DAS VIDAS SECAS ÀS VERDES VIDAS: A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA RELEITURA DO ROMANCE VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS, ATRAVÉS DE UMA EXPERIÊNCIA COM UMA MOSTRA FOTOGRÁFICA PRODUZIDA P"
    "resumo" => "Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de literatura para que este não se delimite apenas a um estudo historicista, mas que exista espaço, na sala de aula, para atividades que promovam o letramento literário dos estudantes, possibilitando a leitura de obras literárias, instigando-os a se tornarem leitores autônomos, críticos e reflexivos, usufruindo dos benefícios que a leitura literária oferece. Como objetivo geral, pretendemos, através da atividade de leitura em sala de aula, propiciar o letramento literário em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Quanto aos  específicos: a) proporcionar a curiosidade do estudante pelo gênero textual literário a partir da leitura do texto literário em sala de aula; b) associar a literatura a outra forma de expressão artística; c) promover a releitura obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através de registros fotográficos realizados pelos estudantes. Procedemos a uma análise do tipo qualitativa, através da qual pretendemos verificar de que forma a atividade de leitura da obra Vidas Secas e a atividade de sua releitura, a partir de uma mostra fotográfica produzida pelos estudantes, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O corpus de nossa pesquisa consistiu nas fotografias que foram produzidas e apresentadas na mostra fotográfica ao final da atividade. Como suporte, também foram utilizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados indicaram que associar a literatura com outras expressões artísticas é um recurso interessante que promove o letramento literário, contribui para formação humana, intelectual e social dos estudantes, devendo a escola, assim, ampliar o espaço para estas atividades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: LITERATURA E OUTRAS ARTES: REFLEXÕES, INTERFACES E REVERBERAÇÕES NO ENSINO"
    "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, LETRAMENTO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA13_ID330_27062016102619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA"
    "autor_email" => "jairlene@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de literatura para que este não se delimite apenas a um estudo historicista, mas que exista espaço, na sala de aula, para atividades que promovam o letramento literário dos estudantes, possibilitando a leitura de obras literárias, instigando-os a se tornarem leitores autônomos, críticos e reflexivos, usufruindo dos benefícios que a leitura literária oferece. Como objetivo geral, pretendemos, através da atividade de leitura em sala de aula, propiciar o letramento literário em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Quanto aos específicos: a) proporcionar a curiosidade do estudante pelo gênero textual literário a partir da leitura do texto literário em sala de aula; b) associar a literatura a outra forma de expressão artística; c) promover a releitura obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, através de registros fotográficos realizados pelos estudantes. Procedemos a uma análise do tipo qualitativa, através da qual pretendemos verificar de que forma a atividade de leitura da obra Vidas Secas e a atividade de sua releitura, a partir de uma mostra fotográfica produzida pelos estudantes, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O corpus de nossa pesquisa consistiu nas fotografias que foram produzidas e apresentadas na mostra fotográfica ao final da atividade. Como suporte, também foram utilizadas pesquisas bibliográficas. Os resultados indicaram que associar a literatura com outras expressões artísticas é um recurso interessante que promove o letramento literário, contribui para formação humana, intelectual e social dos estudantes, devendo a escola, assim, ampliar o espaço para estas atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.