Em sua obra Cultura Letrada (2006) Márcia Abreu promove reflexões bastante atuais sobre produção e circulação de livros de literatura, influências construídas a partir de um cânone acadêmico, e ainda, suportes e veículos que definem os caminhos do texto literário dentro e fora da escola. No contexto apresentado pela autora se inserem a necessidade de discussão sobre a importância das literaturas de massa no processo de formação de leitores inseridos nessa cena contemporânea de leitura literária. Da mesma forma e seguindo a mesma perspectiva, temos os pressupostos da Estética da Recepção, nas teses defendidas por Jauss e na teoria do efeito estético de Iser, que desenvolveram estudos fundantes sobre o lugar atribuído como próprio para o leitor e para construção de sentidos no texto literário. Partimos dessas perspectivas para enfocar o fenômeno mundial de leitura Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997) da escritora britânica J.K. Rowling. Em nosso artigo promovemos a investigação de aspectos sobre como a leitura da saga Harry Potter tem contribuído para ampliação dos horizontes de expectativas de crianças e adolescentes e se tornando um significativo instrumento para a concretização do Letramento Literário para além dos muros escolares. Também contribuirão como arcabouço teórico as discussões de Teresa Colomer (2003; 2007), Regina Zilberman (2012) e Rildo Cosson (2014) que ancoram as reflexões acerca do Letramento Literário e da formação de leitores literários.