Resumo: Esta comunicação foi elaborada com o intuito de mostrar, de maneira breve, a versatilidade de se trabalhar literatura. Neste trabalho trataremos de uma conhecida obra da literatura espanhola e veremos que por meio de sua utilização é possível sair um pouco dos conteúdos programáticos e abrir espaço em nossas salas de aula para o incentivo do debate crítico entre os nossos alunos sobre vários temas relacionados a sua vivência em sociedade. Para isso utilizaremos os contos do livro El Conde Lucanor, de Don Juan Manuel (Século XIV), este é parte integrante do Mester de Clerecía da literatura hispânica, seus textos são contos que contém conselhos que são seguidos de uma moral, e verificamos que apesar dos séculos, estes contos têm uma visão bem atual da representação da sociedade e do estilo de vida que levam algumas pessoas. Objetiva-se expor que, por meio dos contos, pode se realizar uma colocação da sala de aula no texto e do texto na realidade da sala de aula, de modo que também é possível criar uma ponte interdisciplinar com a história, a sociologia e a arte, desenvolvendo também a capacidade de criticidade dos alunos ao se depararem com tais contos. A partir da leitura de alguns contos, observamos que, em especial, a síntese de cada conto, dada por meio de sentenças (provérbios, morais), é possível desencadear atividades de produção textual, produções artísticas e debates sociais e culturais. É notável que estes contos favorecem um bom trabalho interdisciplinar em sala de aula e podem despertar, no aluno, um gosto a mais pela literatura, já que esta pode ser traduzida em sua vivência.