Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM COM AS OBRAS LITERÁRIAS DO CÂNONE WILLIAM SHAKESPEARE

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, LITERATURA, CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25966
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 288
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:  CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM COM AS OBRAS LITERÁRIAS DO CÂNONE WILLIAM SHAKESPEARE"
    "resumo" => "Este artigo evidencia as possibilidades de inserção da literatura Shakesperiana nas aulas de língua inglesa do Ensino Fundamental. Essa aprendizagem se dar por meio de atividades literárias , onde permite ao aluno desenvolver o senso crítico,conhecendo culturas diversificadas, através do acervo literário . Nossa proposta é mostrar como a leitura literária pode contribuir para a aprendizagem dos alunos em língua inglesa ,fazendo com que os alunos conheçam um pouco mais sobre Shakespeare, ícone da literatura inglesa e universal,e apresentar metodologias de ensino aos educadores ,uma vez que podemos trabalhar as habilidades e principais necessidades para aquisição do idioma explorando a literatura em sala de aula.Para fundamentar nosso trabalho,utilizou-se  como base os estudos teóricos : Collie & Slater (1987), Rozakis(2002),Burgess (1991) dentre outros.Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, em seguida foram aplicadas duas oficinas com os educadores.Pode-se mostrar aos educandos que Shakespeare é atual, por se tratar de um escritor que retrata em todas as suas obras a natureza humana com toda a sua complexidade, e procurar despertar nesse aluno, o interesse em se aprofundar e ter condições de interpretar as diversas releituras em cima de suas obras.   Eles relataram que não faziam uso de obras literárias nas aulas de língua inglesa, e que o projeto despertou o interesse dos educandos pelas obras de William Shakespeare."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, LITERATURA, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID103_22072016233359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELY DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SUELY LIMA"
    "autor_email" => "suely.sl@ig.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS/SEC DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25966
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 288
    "inscrito_id" => 103
    "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:  CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM COM AS OBRAS LITERÁRIAS DO CÂNONE WILLIAM SHAKESPEARE"
    "resumo" => "Este artigo evidencia as possibilidades de inserção da literatura Shakesperiana nas aulas de língua inglesa do Ensino Fundamental. Essa aprendizagem se dar por meio de atividades literárias , onde permite ao aluno desenvolver o senso crítico,conhecendo culturas diversificadas, através do acervo literário . Nossa proposta é mostrar como a leitura literária pode contribuir para a aprendizagem dos alunos em língua inglesa ,fazendo com que os alunos conheçam um pouco mais sobre Shakespeare, ícone da literatura inglesa e universal,e apresentar metodologias de ensino aos educadores ,uma vez que podemos trabalhar as habilidades e principais necessidades para aquisição do idioma explorando a literatura em sala de aula.Para fundamentar nosso trabalho,utilizou-se  como base os estudos teóricos : Collie & Slater (1987), Rozakis(2002),Burgess (1991) dentre outros.Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, em seguida foram aplicadas duas oficinas com os educadores.Pode-se mostrar aos educandos que Shakespeare é atual, por se tratar de um escritor que retrata em todas as suas obras a natureza humana com toda a sua complexidade, e procurar despertar nesse aluno, o interesse em se aprofundar e ter condições de interpretar as diversas releituras em cima de suas obras.   Eles relataram que não faziam uso de obras literárias nas aulas de língua inglesa, e que o projeto despertou o interesse dos educandos pelas obras de William Shakespeare."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, LITERATURA, CONHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID103_22072016233359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELY DE SOUSA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SUELY LIMA"
    "autor_email" => "suely.sl@ig.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS/SEC DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este artigo evidencia as possibilidades de inserção da literatura Shakesperiana nas aulas de língua inglesa do Ensino Fundamental. Essa aprendizagem se dar por meio de atividades literárias , onde permite ao aluno desenvolver o senso crítico,conhecendo culturas diversificadas, através do acervo literário . Nossa proposta é mostrar como a leitura literária pode contribuir para a aprendizagem dos alunos em língua inglesa ,fazendo com que os alunos conheçam um pouco mais sobre Shakespeare, ícone da literatura inglesa e universal,e apresentar metodologias de ensino aos educadores ,uma vez que podemos trabalhar as habilidades e principais necessidades para aquisição do idioma explorando a literatura em sala de aula.Para fundamentar nosso trabalho,utilizou-se como base os estudos teóricos : Collie & Slater (1987), Rozakis(2002),Burgess (1991) dentre outros.Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, em seguida foram aplicadas duas oficinas com os educadores.Pode-se mostrar aos educandos que Shakespeare é atual, por se tratar de um escritor que retrata em todas as suas obras a natureza humana com toda a sua complexidade, e procurar despertar nesse aluno, o interesse em se aprofundar e ter condições de interpretar as diversas releituras em cima de suas obras. Eles relataram que não faziam uso de obras literárias nas aulas de língua inglesa, e que o projeto despertou o interesse dos educandos pelas obras de William Shakespeare.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.