Resumo: Na experiência do subprojeto PIBID – Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental no ano de 2016 percebermos a necessidade de buscar novas formas abordagem para os conteúdos que venham auxiliar o professor na sua prática pedagógica pluralista. A princípio, defendemos as contribuições do letramento literário, compreendendo que as práticas de contação de histórias atuam de modo significativo no contexto escolar. Abordamos, assim, a narrativa a de Sidarta Gautama mais conhecido como Buda, fundador do Budismo como caminho para a descoberta da diversidade religiosa em uma turma do 1º Ano do Fundamental I da Escola Municipal Bernardo Nascimento, em Natal/RN. As ações tomam como embasamento teórico as obras de Cosson (2012), Feba e Junqueira (2013), Benevides (2011; 2013) e Eliade (2010). Os resultados indicam que a leitura literária no ambiente do Ensino Religioso é uma possibilidade a mais para a compreensão de outras formas de se entender o fenômeno religioso e seus discursos.