O objetivo deste trabalho consiste num relato de experiência de prática pedagógica voltada para o ensino de leitura de literatura na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado em uma Escola Municipal de Natal/RN, a partir do projeto de intervenção da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I, componente curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. As intervenções objetivaram destacar a importância da leitura de literatura na vida dos alunos e nas relações sociais, através de leituras de poesias, contos, histórias, como também experiências vivenciadas na aula de leitura na biblioteca. Dentre as leituras de literatura trabalhadas, destacamos: A árvore que dava dinheiro (Pedro Malasarte), Minha vida, minha história (Rafael Arcanjo da Costa), Mãenhê (Ilan Brenman) e Meu direito eu não largo (Ivan Alcântara), leituras estas que resultaram em debates e reflexão entre os alunos e a sua realidade social. A metodologia utilizada na pesquisa foi a participante, “[...] quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas” (SILVA, 2005). Tivemos ainda como suporte estudos em Amarilha (2010), Freire (1996), Nunes (2011), Pimenta (2004), Rego (1995), Silva (2005), Tavares (2007), Tavares (2010) e Yunes (2012). Os resultados obtidos na pesquisa foi que os alunos conseguiram compreender como na prática a leitura de literatura é importante e a sua dimensão social, percebidas por meios de discussões e experiências de leituras vivenciadas em sala de aula. Em vista disso, podemos compreender que a realização do estágio é de grande relevância para a formação docente, pois oferece a oportunidade de vivenciar na prática aquilo que se aprende em sala de aula.