Neste trabalho tratamos sobre a prática docente desenvolvida no Ensino Médio, com o objetivo de apresentar uma experiência exitosa do ensino-aprendizagem da escrita em sala de aula, tendo como pretexto textos literários. As atividades desenvolvidas a partir do convívio com uma turma de segundo ano seguiram o planejamento e realização da proposta de escrever sobre um tema que atende a realidade da vida escolar, a saber, “As diversas formas de escrever sobre o amor”. Para tanto, Bakhtin (2000) foi o filósofo da linguagem que serviu de aporte teórico-metodológico e o trabalho contou com um assunto que chamou a atenção dos estudantes, o amor. Na medida do possível buscamos um equilíbrio entre teoria e prática. Com isso, a exposição teórica sobre o texto literário e a disponibilização da prática da leitura, foram apenas a primeira parte do processo, que se seguiu, na maior parte do tempo, da escritura em sala de aula. Os textos literários usados como pretextos para realizar a experiência foram: O último desejo de Noel Rosa (1937); Beija-flor de Carlos Drummond de Andrade (1964); Gostoso demais de Dominguinhos (1986). Dos tempos do romantismo, passando pela modernidade e desembocando no texto extemporâneo do século 20 as aulas ganharam motivações que foram além desses textos motivadores. A escritura, inicialmente uma elaboração de paráfrases, evolui para que a prática original e criativa de textos que apresentam indícios de autoria.