O presente trabalho descreve os resultados parciais de uma pesquisa qualitativa que busca avaliar os impactos da literatura surda, como artefato cultural, na formação de professores. Visto que há uma visão estereotipada da surdez e uma série de crenças negativas que podem atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem, tornou-se necessário desenvolver esse trabalho com o objetivo de descrever como a literatura surda, aliada a uma perspectiva sociocultural e multimodal, na formação de professores, pode contribuir para que os futuros docentes possam estar melhor preparados para atender as necessidades educacionais dos surdos. Para isso, nos pautamos na operação global do ensino de línguas de Almeida Filho (1998), na perspectiva sociocultural de formação de professores descrita por Vieira-Abrahão (2012), na pedagogia dos multiletramentos de Rojo (2012). Além desses, a visão de literatura adotada nesse estudo é a descrita por Candido (2011), como um bem que não pode ser negado a ninguém e nas definições de Karnoop (2010) sobre o que é literatura surda. Finalizando, apresentaremos uma proposta de uso dessa literatura como um artefato cultural audiovisual que pode auxiliar na formação de professores, de diversas áreas, com vistas à uma melhor compreensão das necessidades dos alunos surdos, visando potencializar o desenvolvimento dos envolvidos no complexo processo de ensino-aprendizagem.