Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

TRABALHANDO O ROMANCE MACUNAÍMA: RELATOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE

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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho relata a experiência de atividades realizadas a respeito do romance Macunaíma, de Mário de Andrade, em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual localizada em Uiraúna-PB. A leitura do romance nessa modalidade de ensino não tem contribuído para a formação de leitores competentes, já que os jovens são desmotivados porque a escola exige a leitura de determinadas obras literárias que estão presentes no currículo de Língua Portuguesa, mas que estão distantes da realidade do aluno, seja pelo conteúdo que expressa, seja pela linguagem usada com excesso de recursos sintáticos ou vocábulos desconhecidos. Ler com finalidade meramente didática para realizar provas, por exemplo, não forma leitores proficientes. É necessário formar leitores que sintam prazer pela leitura, que se sintam instigados a compreender e vivenciar a história. Afim de reduzir esse problema, ao trabalhar a primeira fase do Modernismo no Brasil, foi proposto aos alunos a leitura do romance Macunaíma, de Mario de Andrade. Em seguida, a turma foi dividida em grupos para que, posteriormente, pudessem realizar as seguintes atividades: dramatização de uma cena que eles julgassem ser mais importante; a composição de uma paródia em tom de piada, usando a melodia de uma música atual; a caricatura dos principais personagens e, ao mesmo tempo, discussão sobre o papel de cada um no enredo, e por fim, um resumo minucioso sobre o desdobramento de toda a história. Os alunos, ao apresentarem as atividades propostas, se mostraram entusiasmados, interessados e entenderam a importância da obra Macunaíma para o Modernismo brasileiro em sua fase de experimento. Este trabalho se fundamenta em Bosi(2006), Candido(2006), Moisés(1997), Pennac(1993).

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