Resumo: O Ensino Religioso tem passado por muitas transformações no decorrer da história, e as atuais mudanças necessitam que os profissionais da área encontrem novas metodologias de ensino. Para isso, o subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Letramento literário no contexto do Ensino Religioso: construção de práticas leitoras e material pedagógico para o Ensino Fundamental tem contribuído para um fortalecimento e qualificação do profissional do Ensino Religioso. Fazendo com que o docente do Ensino Religioso tenha uma prática pedagógica plural e interdisciplinar, por isso utilizamos como proposta de ensino o letramento literário e as práticas de escritas, tomando como fundamentação teórica, as orientações de Cosson (2012) e Feba e Junqueira (2013) para a elaboração das propostas didáticas com os alunos. Nosso objetivo é construir metodologias que levem em consideração os eixos temáticos e os gêneros discursivos da literatura. Assim, abordamos os aspectos religiosos nos contos de Luís da Câmara Cascudo focando o fenômeno religioso para as aulas de Ensino Religioso com alunos do 7ºs anos do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima; tendo como resultado a construção de história em quadrinhos com os contos trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, destacamos o dialogismo (BAKHTIN, 2013) e o diálogo com a cultura religiosa e cultural presentes na produção escrita com base na leitura dos contos de Câmara Cascudo.
Palavras-chave: Letramento literário no Ensino Religioso, Ensino Religioso Pluralista, Contos e Histórias em Quadrinhos.