Diante da preocupação com o incentivo à leitura desde os anos iniciais, torna-se eficaz trabalhar com metodologias peculiares a esta fase. Neste viés, o presente artigo tem por objetivo debater sobre a importância da abordagem do ensino da leitura por meio dos contos clássicos infantis mediante à proposta do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Por meio desses contos, as crianças, além de aprenderem brincando, despertam o interesse pela leitura e promovem seu desenvolvimento sóciocognitivo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujas análises são embasadas no método hipotético dedutivo, dialogando as teorias de estudiosos como Bruno Bettlelheim (2002), PNAIC (2015), COELHO (2005). O texto apresenta como os contos de fadas surgiram, sua importância como meio didático de aprendizagem e uma entrevista com uma professora alfabetizadora do Pacto que falou sobre a experiência com esses gêneros literários na aquisição da leitura. Os resultados adquiridos foram preponderantes para aferir que o ensino dos clássicos infantis auxiliam no desenvolvimento do ser humano, bem como no seu âmbito social, estimulando o gosto de ler.