Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES/AS SOBRE SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: SABERES DOCENTES, ALFABETIZAÇÃO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa é de natureza qualitativa e tem por objetivo apreender as representações sociais dos/as professores/as sobre os saberes docentes para a alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os sujeitos investigados foram 04 (quatro) professoras que atuam na Educação Básica da Rede Pública na cidade de Governador Mangabeira, Bahia. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada e a elaboração de histórias. Para o exame dos dados, foi utilizada a análise do discurso de vertente francesa (ADF) buscando-se identificar os sentidos que os sujeitos da pesquisa atribuem ao objeto estudado e como estes sentidos os mobilizam em suas ações, considerando os processos geradores da representação social. Os resultados obtidos com esta pesquisa apontam diversas barreiras encontradas no processo de alfabetização, tornando, assim, um processo complexo permeado por desafios que somente a formação do professor não é capaz de superar.

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