Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL., ENSINO., LEITURA., ESCRITA. Comunicação Oral (CO) GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25404
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 599
    "inscrito_id" => 1297
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA:  FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a literatura de cordel como ferramenta de ensino, para o fortalecimento da leitura e escrita na escola. Sabemos que a literatura de cordel constitui-se uma atividade que fortalece as tradições literárias regionais, contribuindo para a manutenção do folclore brasileiro, além de disseminar hábitos de leitura e luta contra o analfabetismo. Na prática, esta pode permitir que o aluno mergulhe no universo literário, repleto de personagens, ritmos, temas, imagens, poesia, rimas, entre outros. Como fundamentação teórica tivemos as contribuições de Rezende (2013), Cascudo (1986), Marinho (2012), Brasil (1998). Concluímos que a literatura de cordel pode proporcionar aos alunos um ganho na aprendizagem, tornando-os bons leitores e escritores, não apenas o desenvolvimento do processo de apropriação da escrita e da leitura, mas a construção e ressignificação de novos conhecimentos em diversas áreas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL., ENSINO., LEITURA., ESCRITA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA30_ID1297_11092016102116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VALDILENE SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Mª VALDILENE"
    "autor_email" => "walsantos04@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25404
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 599
    "inscrito_id" => 1297
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA:  FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a literatura de cordel como ferramenta de ensino, para o fortalecimento da leitura e escrita na escola. Sabemos que a literatura de cordel constitui-se uma atividade que fortalece as tradições literárias regionais, contribuindo para a manutenção do folclore brasileiro, além de disseminar hábitos de leitura e luta contra o analfabetismo. Na prática, esta pode permitir que o aluno mergulhe no universo literário, repleto de personagens, ritmos, temas, imagens, poesia, rimas, entre outros. Como fundamentação teórica tivemos as contribuições de Rezende (2013), Cascudo (1986), Marinho (2012), Brasil (1998). Concluímos que a literatura de cordel pode proporcionar aos alunos um ganho na aprendizagem, tornando-os bons leitores e escritores, não apenas o desenvolvimento do processo de apropriação da escrita e da leitura, mas a construção e ressignificação de novos conhecimentos em diversas áreas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL., ENSINO., LEITURA., ESCRITA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA30_ID1297_11092016102116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VALDILENE SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Mª VALDILENE"
    "autor_email" => "walsantos04@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a literatura de cordel como ferramenta de ensino, para o fortalecimento da leitura e escrita na escola. Sabemos que a literatura de cordel constitui-se uma atividade que fortalece as tradições literárias regionais, contribuindo para a manutenção do folclore brasileiro, além de disseminar hábitos de leitura e luta contra o analfabetismo. Na prática, esta pode permitir que o aluno mergulhe no universo literário, repleto de personagens, ritmos, temas, imagens, poesia, rimas, entre outros. Como fundamentação teórica tivemos as contribuições de Rezende (2013), Cascudo (1986), Marinho (2012), Brasil (1998). Concluímos que a literatura de cordel pode proporcionar aos alunos um ganho na aprendizagem, tornando-os bons leitores e escritores, não apenas o desenvolvimento do processo de apropriação da escrita e da leitura, mas a construção e ressignificação de novos conhecimentos em diversas áreas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.