Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA RIBERINHA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM

Palavra-chaves: ENSINO, CARTOGRAFIA, METODOLOGIA, CRIANÇAS Comunicação Oral (CO) GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25090
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1447
    "inscrito_id" => 4738
    "titulo" => "CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA RIBERINHA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM"
    "resumo" => "Este artigo aborda de uma metodologia alternativa no ensino de geografia no que concerne aos conteúdos de cartografia escolar das séries iniciais de 4° a 5°ano. Buscou-se neste trabalho aplicar e avaliar uma metodologia utilizando noções básicas do desporto de orientação, desenvolvida nas seguintes etapas: aulas teóricas e práticas, na primeira, foi apresentado o desporto aos alunos envolvidos na pesquisa ainda em sala, bem como, leitura de mapas temáticos e orientação, conhecimentos estes indispensáveis para a próxima etapa, as aulas práticas, nesta, os discentes envolvidos obtiveram conhecimentos práticos de orientação com o uso da bússola, associado a leitura de mapa temático, para posteriormente testar os conhecimentos adquiridos em uma percurso orientado não demarcado no terreno. Observou-se que a metodologia proposta pelo estudo obteve êxito na aceitação por parte dos alunos, principalmente nas aulas práticas, pelo o simples fato de saírem da sala de aula e trabalharem com materiais diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CARTOGRAFIA, METODOLOGIA, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA23_ID4738_30092016235019.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELTON KLINGER QUEIROZ PINTO"
    "autor_nome_curto" => "KELTON QUEIROZ"
    "autor_email" => "keltonqueiroz.geo@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25090
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1447
    "inscrito_id" => 4738
    "titulo" => "CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA RIBERINHA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM"
    "resumo" => "Este artigo aborda de uma metodologia alternativa no ensino de geografia no que concerne aos conteúdos de cartografia escolar das séries iniciais de 4° a 5°ano. Buscou-se neste trabalho aplicar e avaliar uma metodologia utilizando noções básicas do desporto de orientação, desenvolvida nas seguintes etapas: aulas teóricas e práticas, na primeira, foi apresentado o desporto aos alunos envolvidos na pesquisa ainda em sala, bem como, leitura de mapas temáticos e orientação, conhecimentos estes indispensáveis para a próxima etapa, as aulas práticas, nesta, os discentes envolvidos obtiveram conhecimentos práticos de orientação com o uso da bússola, associado a leitura de mapa temático, para posteriormente testar os conhecimentos adquiridos em uma percurso orientado não demarcado no terreno. Observou-se que a metodologia proposta pelo estudo obteve êxito na aceitação por parte dos alunos, principalmente nas aulas práticas, pelo o simples fato de saírem da sala de aula e trabalharem com materiais diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 – ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CARTOGRAFIA, METODOLOGIA, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA23_ID4738_30092016235019.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELTON KLINGER QUEIROZ PINTO"
    "autor_nome_curto" => "KELTON QUEIROZ"
    "autor_email" => "keltonqueiroz.geo@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo aborda de uma metodologia alternativa no ensino de geografia no que concerne aos conteúdos de cartografia escolar das séries iniciais de 4° a 5°ano. Buscou-se neste trabalho aplicar e avaliar uma metodologia utilizando noções básicas do desporto de orientação, desenvolvida nas seguintes etapas: aulas teóricas e práticas, na primeira, foi apresentado o desporto aos alunos envolvidos na pesquisa ainda em sala, bem como, leitura de mapas temáticos e orientação, conhecimentos estes indispensáveis para a próxima etapa, as aulas práticas, nesta, os discentes envolvidos obtiveram conhecimentos práticos de orientação com o uso da bússola, associado a leitura de mapa temático, para posteriormente testar os conhecimentos adquiridos em uma percurso orientado não demarcado no terreno. Observou-se que a metodologia proposta pelo estudo obteve êxito na aceitação por parte dos alunos, principalmente nas aulas práticas, pelo o simples fato de saírem da sala de aula e trabalharem com materiais diferentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.