Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O USO DO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE SANTA TEREZINHA DO ANINGA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM

Palavra-chaves: ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CRIANÇAS, CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS Comunicação Oral (CO) GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE
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Discute acerca dos espaços não formais e sua contribuição para a construção do conhecimento científico, precisamente em comunidades ribeirinhas onde o ambiente é permeado por uma diversidade de recursos naturais, onde a criança mantem uma relação direta devido às suas experiências. Fundamentamo-nos em autores como: Rocha e Terán (2010), Barreto (2005), Dutra (2013), Fraxe (2007) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e por se tratar de pesquisas com crianças adotamos o método etnográfico. Os sujeitos foram dez crianças na faixa etárias de 10 a 11 anos e a professora da turma. Os dados foram construídos por observação participante com registro no diário de campo, gravador de voz e análise de desenhos. Conclui que as crianças formam conhecimentos científicos por meio dos espaços não formais de sua comunidade.O trabalho teve como objetivo compreender como os espaços não formais da comunidade do Aninga/ Parintins podem contribuir no Ensino de Ciências. 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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho teve como objetivo compreender como os espaços não formais da comunidade do Aninga/ Parintins podem contribuir no Ensino de Ciências. Discute acerca dos espaços não formais e sua contribuição para a construção do conhecimento científico, precisamente em comunidades ribeirinhas onde o ambiente é permeado por uma diversidade de recursos naturais, onde a criança mantem uma relação direta devido às suas experiências. Fundamentamo-nos em autores como: Rocha e Terán (2010), Barreto (2005), Dutra (2013), Fraxe (2007) entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e por se tratar de pesquisas com crianças adotamos o método etnográfico. Os sujeitos foram dez crianças na faixa etárias de 10 a 11 anos e a professora da turma. Os dados foram construídos por observação participante com registro no diário de campo, gravador de voz e análise de desenhos. Conclui que as crianças formam conhecimentos científicos por meio dos espaços não formais de sua comunidade.

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