Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS IDENTIFICADAS NA OBRA LITERÁRIA CAZUZA, DE VIRIATO CORRÊA

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, LITERATURA, CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 39 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25355 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1043 "inscrito_id" => 4810 "titulo" => "HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS IDENTIFICADAS NA OBRA LITERÁRIA CAZUZA, DE VIRIATO CORRÊA" "resumo" => "A presente comunicação tem por objetivo analisar os três tipos de escolas citadas por Viriato Corrêa em sua obra literária Cazuza, produzida em 1938. Através das orientações historiográficas de Lopes (2012) e Lopes e Galvão (2010), compreendemos que a literatura pode ser utilizada como fonte, pois representa para a história acontecimentos sobre o cotidiano e estado da humanidade diante das transformações históricas. Peter Burke (1992), apresenta a reflexão sobre a possibilidade de novas fontes trazidas pela História Cultural a partir de 1970, devido à presença de representações sociais muitas vezes ignoradas pelos documentos oficiais. A partir desse contexto, compreendeu-se que a literatura pode ser utilizada como fonte alternativa nos estudos da História da Educação. Desta maneira, utilizaremos Cazuza como obra literária que captura a memória de um passado escolar no Maranhão apresentando características das concepções pedagógicas, representadas nos modelos de escolas presentes na obra.A presente comunicação tem por objetivo analisar os três tipos de escolas citadas por Viriato Corrêa em sua obra literária Cazuza, produzida em 1938. Através da" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 39 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, LITERATURA, CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA39_ID4810_30092016132158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENNYSE TEIXEIRA BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "LENNYSE" "autor_email" => "lennysebandeira@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25355 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1043 "inscrito_id" => 4810 "titulo" => "HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS IDENTIFICADAS NA OBRA LITERÁRIA CAZUZA, DE VIRIATO CORRÊA" "resumo" => "A presente comunicação tem por objetivo analisar os três tipos de escolas citadas por Viriato Corrêa em sua obra literária Cazuza, produzida em 1938. Através das orientações historiográficas de Lopes (2012) e Lopes e Galvão (2010), compreendemos que a literatura pode ser utilizada como fonte, pois representa para a história acontecimentos sobre o cotidiano e estado da humanidade diante das transformações históricas. Peter Burke (1992), apresenta a reflexão sobre a possibilidade de novas fontes trazidas pela História Cultural a partir de 1970, devido à presença de representações sociais muitas vezes ignoradas pelos documentos oficiais. A partir desse contexto, compreendeu-se que a literatura pode ser utilizada como fonte alternativa nos estudos da História da Educação. Desta maneira, utilizaremos Cazuza como obra literária que captura a memória de um passado escolar no Maranhão apresentando características das concepções pedagógicas, representadas nos modelos de escolas presentes na obra.A presente comunicação tem por objetivo analisar os três tipos de escolas citadas por Viriato Corrêa em sua obra literária Cazuza, produzida em 1938. Através da" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 39 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO MARANHENSE" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, LITERATURA, CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA39_ID4810_30092016132158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENNYSE TEIXEIRA BANDEIRA" "autor_nome_curto" => "LENNYSE" "autor_email" => "lennysebandeira@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo analisar os três tipos de escolas citadas por Viriato Corrêa em sua obra literária Cazuza, produzida em 1938. Através das orientações historiográficas de Lopes (2012) e Lopes e Galvão (2010), compreendemos que a literatura pode ser utilizada como fonte, pois representa para a história acontecimentos sobre o cotidiano e estado da humanidade diante das transformações históricas. Peter Burke (1992), apresenta a reflexão sobre a possibilidade de novas fontes trazidas pela História Cultural a partir de 1970, devido à presença de representações sociais muitas vezes ignoradas pelos documentos oficiais. A partir desse contexto, compreendeu-se que a literatura pode ser utilizada como fonte alternativa nos estudos da História da Educação. Desta maneira, utilizaremos Cazuza como obra literária que captura a memória de um passado escolar no Maranhão apresentando características das concepções pedagógicas, representadas nos modelos de escolas presentes na obra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.