Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O QUE AVALIAR? CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE CODÓ/ MA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO ESCOLAR., ENSINO DE CIÊNCIAS., APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Durante décadas o ensino de ciências foi pensado para a formação do aluno enquanto pretenso cientista, com isso privilegiou-se o acúmulo de conhecimentos científicos e a reprodução de experimentos realizados por cientistas. Nesse contexto, a avaliação realizada pelos professores é baseada na vertente “medição” da aprendizagem do aluno, ou seja, avaliar o quanto de conhecimento científico o aluno conseguiu memorizar para o momento da prova. Sob a ótica desta discussão, o presente trabalho visa identificar as concepções de um grupo de professores de ciências com relação ao que avaliar no ensino de ciências. Para isto, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas como instrumento de coleta de dados e a análise de conteúdo destas foi direcionada pela pergunta chave: O que avaliar? Os resultados obtidos evidenciaram que os professores privilegiam a verificação da aquisição de conteúdos por parte dos alunos, este modelo de avaliação é considerado como somativa.

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