Resumo
O presente trabalho visa analisar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Estado do Pará, apresentando-o como uma ação afirmativa, haja vista que o mesmo é uma política pública criada para oportunizar aos docentes da educação básica a qualificação exigida pela Lei Nº 9.394/96 de forma gratuita, e assim corrigir, parcialmente, o déficit histórico e social de exclusão de cidadãos marginalizados. Para a produção do mesmo, valemo-nos de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e quantitativa. A metodologia se debruçou nos dados oficiais do Ministério da Educação, e nos sites oficiais do PARFOR. Após, os dados foram analisados à luz da literatura relacionada às ações afirmativas, políticas públicas educacionais e formação continuada de professores. Concluiu-se que o PARFOR é uma política pública educacional, alicerçado nos propósitos das ações afirmativas demonstrando êxito significativo para com a formação docente, por conseguinte, maior qualidade da educação básica nos municípios paraenses.