O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: NARRATIVAS E REFLEXÕES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25490 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 922 "inscrito_id" => 1377 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: NARRATIVAS E REFLEXÕES" "resumo" => "O estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória nos cursos de licenciatura prevista para Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através deste processo formativo o licenciando têm o primeiro contato profissional antes de ser formado com a prática educacional de forma ativa e concreta. É o momento de junção dos saberes teóricos e práticos, permitindo ao futuro professor vivenciar experiências riquíssimas com a qual terá o contado efetivo depois de formado. Destaca-se que as experiências vivenciadas no estágio são importantes, entre outras coisas, para construir um aprendizado significativo na formação do professor, bem como contribuir nas pesquisas acadêmicas. Nesse sentido a pretensão desta pesquisa é refletir dois casos vivenciados por estudantes de um curso de Ciências Biológicas na disciplina de Estágio Supervisionado I no ensino fundamental maior, bem como, discutir aspectos da profissão docente revelados nas narrativas de futuros educadores. Tracejados na perspectiva metodológica qualitativa, utilizamos narrativas por alunos como produção dos registros e dados. Estas produções foram construídas a partir de algum fato vivenciado no estágio que lhes chamou atenção e os marcou de alguma forma. Desta forma as análises das narrativas evidenciaram uma predominância de situações negativas, relacionadas principalmente com o mau comportamento dos alunos em sala de aula e com diferentes aspectos da práxis pedagógica do professor. Tais experiências levantam discussões e reflexões acerca dos diferentes aspectos que estão presente na atividade do professorado, de forma a praticar a alteridade, trouxeram embutidos em seus textos o medo, os anseios, questionamentos e reflexões que perpassaram pela experiência educativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "NARRATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO EM CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA32_ID1377_29092016211256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS MOURA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GRAÇA MOURA" "autor_email" => "gracamoura76@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25490 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 922 "inscrito_id" => 1377 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: NARRATIVAS E REFLEXÕES" "resumo" => "O estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória nos cursos de licenciatura prevista para Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, através deste processo formativo o licenciando têm o primeiro contato profissional antes de ser formado com a prática educacional de forma ativa e concreta. É o momento de junção dos saberes teóricos e práticos, permitindo ao futuro professor vivenciar experiências riquíssimas com a qual terá o contado efetivo depois de formado. Destaca-se que as experiências vivenciadas no estágio são importantes, entre outras coisas, para construir um aprendizado significativo na formação do professor, bem como contribuir nas pesquisas acadêmicas. Nesse sentido a pretensão desta pesquisa é refletir dois casos vivenciados por estudantes de um curso de Ciências Biológicas na disciplina de Estágio Supervisionado I no ensino fundamental maior, bem como, discutir aspectos da profissão docente revelados nas narrativas de futuros educadores. Tracejados na perspectiva metodológica qualitativa, utilizamos narrativas por alunos como produção dos registros e dados. Estas produções foram construídas a partir de algum fato vivenciado no estágio que lhes chamou atenção e os marcou de alguma forma. Desta forma as análises das narrativas evidenciaram uma predominância de situações negativas, relacionadas principalmente com o mau comportamento dos alunos em sala de aula e com diferentes aspectos da práxis pedagógica do professor. Tais experiências levantam discussões e reflexões acerca dos diferentes aspectos que estão presente na atividade do professorado, de forma a praticar a alteridade, trouxeram embutidos em seus textos o medo, os anseios, questionamentos e reflexões que perpassaram pela experiência educativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "NARRATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESTÁGIO EM CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA32_ID1377_29092016211256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS MOURA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GRAÇA MOURA" "autor_email" => "gracamoura76@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }