A busca por bons modelos de desenvolvimento econômico torna possível colocar em questão a formação cidadã a partir da educação escolar, que tem finalidade básica de prepara o aluno para o exercício consciente da cidadania. Tais questões refletem no aperfeiçoamento do capital intelectual e habilidades consideradas necessárias para promoverem eficiência na capacidade de trabalho e cultura favorecendo assim o processo de desenvolvimento humano e econômico. O presente artigo, tem como objetivo pôr em evidência a concepção de que a educação é o processo integral de formação humana, que potencializa o desenvolvimento econômico regional. Utilizou-se como processo metodológico, a abordagem qualitativa, através do método descritivo exploratório com delineamento bibliográfico. Verifica-se que a efetivação da educação como direito de todos tem sido uma grande conquista social da sociedade contemporânea. A educação brasileira apresenta-se, de maneira geral, um estágio visivelmente defasado. Percebe-se também que temas sobre educação vem ganhando destaque e é visível a articulação da educação com o desenvolvimento socioeconômico e, para tanto, torna-se necessário reconhecer e enfrentar as situações adversas.