Resumo: A leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um quesito de grande pauta, pois nesta fase da vida escolar existe uma enorme preocupação de pais, professores e da escola com a escrita e principalmente com a leitura das crianças. A leitura deve ser oferecida e trabalhada em sala de aula levando o aluno a conscientizar-se do seu uso, valor e importância para a sociedade. A cidadania plena que se constitui em um cidadão gozar dos seus direitos e deveres plenamente depende de uma boa desenvoltura no ato de ler, pois o indivíduo precisa entender o meio social no qual está inserido. Tal meio social se apresenta ao indivíduo, principalmente em forma de signos linguísticos que para serem compreendidos precisam ser decodificados. Este artigo estudou, fundamentou e pesquisou sobre a leitura como um fator aquisitivo de cidadania. Observando o direcionamento social ao qual se dar a função de ler. E a execução dessa aptidão tão importante, para a cidadania plena.
Palavras- chaves: leitura, alunos, sociedade, cidadania.