Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ADAPTAÇÕES NO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM TURMAS DE 1°. E 2°. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO MUNICIPAL EM FORTALEZA.

Palavra-chaves: ADAPTAÇÃO., JOGO., PRÁTICA DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-08 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24981
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "ADAPTAÇÕES NO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM TURMAS DE 1°. E 2°. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO MUNICIPAL EM FORTALEZA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi analisar as adaptações que os professores de 1º. e 2º. anos fazem dos jogos didáticos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nos fundamentamos nos conceitos de autores que versam sobre a função social e significado do brinquedo, brincadeira e jogo (BROUGÈRE, 2004; KISHIMOTO, 2003), e de pesquisadores que tratam da autonomia, experiência e prática docentes (TARDIF, 2014; THERRIEN, 2007). A pesquisa foi qualitativa. A construção e análises dos dados foram realizadas à luz de Bardin (2009), baseando-nos na técnica de análise de conteúdo. Percebemos que as adaptações feitas pelas alfabetizadoras aconteceram nas modalidades de apoio na realização de ditado de palavras, suplemento para outras necessidades didáticas, adaptações por mudança de regras, rodízio com e a partir dos jogos. Concluímos que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO., JOGO., PRÁTICA DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID110_22082016213413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZIETE NASCIMENTO DE MENEZES "
    "autor_nome_curto" => "ELIZIETE"
    "autor_email" => "eliziete20@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24981
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "ADAPTAÇÕES NO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM TURMAS DE 1°. E 2°. ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO MUNICIPAL EM FORTALEZA."
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi analisar as adaptações que os professores de 1º. e 2º. anos fazem dos jogos didáticos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nos fundamentamos nos conceitos de autores que versam sobre a função social e significado do brinquedo, brincadeira e jogo (BROUGÈRE, 2004; KISHIMOTO, 2003), e de pesquisadores que tratam da autonomia, experiência e prática docentes (TARDIF, 2014; THERRIEN, 2007). A pesquisa foi qualitativa. A construção e análises dos dados foram realizadas à luz de Bardin (2009), baseando-nos na técnica de análise de conteúdo. Percebemos que as adaptações feitas pelas alfabetizadoras aconteceram nas modalidades de apoio na realização de ditado de palavras, suplemento para outras necessidades didáticas, adaptações por mudança de regras, rodízio com e a partir dos jogos. Concluímos que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO., JOGO., PRÁTICA DOCENTE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID110_22082016213413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZIETE NASCIMENTO DE MENEZES "
    "autor_nome_curto" => "ELIZIETE"
    "autor_email" => "eliziete20@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as adaptações que os professores de 1º. e 2º. anos fazem dos jogos didáticos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nos fundamentamos nos conceitos de autores que versam sobre a função social e significado do brinquedo, brincadeira e jogo (BROUGÈRE, 2004; KISHIMOTO, 2003), e de pesquisadores que tratam da autonomia, experiência e prática docentes (TARDIF, 2014; THERRIEN, 2007). A pesquisa foi qualitativa. A construção e análises dos dados foram realizadas à luz de Bardin (2009), baseando-nos na técnica de análise de conteúdo. Percebemos que as adaptações feitas pelas alfabetizadoras aconteceram nas modalidades de apoio na realização de ditado de palavras, suplemento para outras necessidades didáticas, adaptações por mudança de regras, rodízio com e a partir dos jogos. Concluímos que as professoras fazem o trabalho docente levando em conta seus saberes experienciais, entre outros saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.