Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: GESTÃO DEMOCRÁTICA, ESCOLA, COMPETÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 48 – PLANEJAMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem direcionada a gestão democrática no ambiente escolar como uma ferramenta indispensável à melhoria da escola e a participação de todos que fazem parte do referido ambiente educativo. Nesse contexto, o artigo em questão tem como objetivo verificar de que forma vem acontecendo a gestão no atual cenário educacional da cidade de Parnaíba-PI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo seguida da observação não participante e entrevista com duas gestoras de escolas públicas da referida cidade. Mediante o estudo, percebemos que é de grande relevância a compreensão do trabalho desenvolvido pelas gestoras nas escolas pesquisadas, e que, realizar uma gestão democrática não é uma tarefa fácil, pois exige da figura do gestor atributos tais como: liderança, responsabilidade, criatividade (inovação) e perseverança, características estas que auxiliam na resolução dos desafios presentes no cotidiano escolar.

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