Durante a formação inicial do professor, discute-se bastante sobre prática pedagógica e tantos outros elementos formadores do profissional docente. As disciplinas pedagógicas contribuem de forma integral neste processo, ajudando na construção identitária do professor. Diante desta realidade, desempenhamos um relato de experiência da disciplina Ensino de Português 2 que realizou uma pesquisa teórico-prática em uma escola da rede municipal de Fortaleza-Ceará. Logo, o presente trabalho possui como objetivo realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica do profissional docente durante a graduação, através do referido relato de experiência. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica na graduação. Neste trabalho, apoiamo-nos nos teóricos: Cavalcante (2014), Cunha (2003), Tozetto, Gomes (2009) e Vieria (2003). Por fim, no decorrer das pesquisas compreendemos os ganhos significativos tanto para discentes, quanto docentes que se envolveram na pesquisa pois a partir dela foi possível que realizássemos discussões, trocas de experiências e compartilhássemos aquilo que aprendemos.