Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25323
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1226
    "inscrito_id" => 2004
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Durante a formação inicial do professor, discute-se bastante sobre prática pedagógica e tantos outros elementos formadores do profissional docente. As disciplinas pedagógicas contribuem de forma integral neste processo, ajudando na construção identitária do professor. Diante desta realidade, desempenhamos um relato de experiência da disciplina Ensino de Português 2 que realizou uma pesquisa teórico-prática em uma escola da rede municipal de Fortaleza-Ceará. Logo, o presente trabalho possui como objetivo realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica do profissional docente durante a graduação, através do referido relato de experiência. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica na graduação. Neste trabalho, apoiamo-nos nos teóricos: Cavalcante (2014), Cunha (2003), Tozetto, Gomes (2009) e Vieria (2003). Por fim, no decorrer das pesquisas compreendemos os ganhos significativos tanto para discentes, quanto docentes que se envolveram na pesquisa pois a partir dela foi possível que realizássemos discussões, trocas de experiências e compartilhássemos aquilo que aprendemos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID2004_30092016194212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "saahfernandes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25323
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1226
    "inscrito_id" => 2004
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Durante a formação inicial do professor, discute-se bastante sobre prática pedagógica e tantos outros elementos formadores do profissional docente. As disciplinas pedagógicas contribuem de forma integral neste processo, ajudando na construção identitária do professor. Diante desta realidade, desempenhamos um relato de experiência da disciplina Ensino de Português 2 que realizou uma pesquisa teórico-prática em uma escola da rede municipal de Fortaleza-Ceará. Logo, o presente trabalho possui como objetivo realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica do profissional docente durante a graduação, através do referido relato de experiência. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica na graduação. Neste trabalho, apoiamo-nos nos teóricos: Cavalcante (2014), Cunha (2003), Tozetto, Gomes (2009) e Vieria (2003). Por fim, no decorrer das pesquisas compreendemos os ganhos significativos tanto para discentes, quanto docentes que se envolveram na pesquisa pois a partir dela foi possível que realizássemos discussões, trocas de experiências e compartilhássemos aquilo que aprendemos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID2004_30092016194212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA FERNANDES CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA"
    "autor_email" => "saahfernandes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Durante a formação inicial do professor, discute-se bastante sobre prática pedagógica e tantos outros elementos formadores do profissional docente. As disciplinas pedagógicas contribuem de forma integral neste processo, ajudando na construção identitária do professor. Diante desta realidade, desempenhamos um relato de experiência da disciplina Ensino de Português 2 que realizou uma pesquisa teórico-prática em uma escola da rede municipal de Fortaleza-Ceará. Logo, o presente trabalho possui como objetivo realizar uma reflexão sobre a prática pedagógica do profissional docente durante a graduação, através do referido relato de experiência. Tendo como objeto de estudo a prática pedagógica na graduação. Neste trabalho, apoiamo-nos nos teóricos: Cavalcante (2014), Cunha (2003), Tozetto, Gomes (2009) e Vieria (2003). Por fim, no decorrer das pesquisas compreendemos os ganhos significativos tanto para discentes, quanto docentes que se envolveram na pesquisa pois a partir dela foi possível que realizássemos discussões, trocas de experiências e compartilhássemos aquilo que aprendemos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.