Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS BACHARÉIS EGRESSOS DO CEMES/UFMA 2010

Palavra-chaves: CURSO CEMES, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25028 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 2818 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS BACHARÉIS EGRESSOS DO CEMES/UFMA 2010" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa que permitisse analisar as contribuições do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEMES) da Universidade Federal do Maranhão para a atuação docente dos alunos egressos dos bacharelados da turma do ano de 2010. Para alcançar esta pretensão, foi realizado levantamento e análise de dados documentais, bibliográficos e de campo. Para esta finalidade, a opção metodológica apontou para um Estudo de Caso etnográfico, conforme a natureza do objeto construído. Os resultados obtidos revelaram a necessidade urgente de um aprofundamento teórico-metodológico no processo de formação do docente de terceiro grau desenvolvido pelo Curso CEMES/2010, permitindo assim, contemplar de forma satisfatória as necessidades de formação pedagógica dos alunos docentes oriundos dos bacharelados.A proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa que permitisse analisar as contribuições do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CE """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "CURSO CEMES, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID2818_05092016203548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIARA COSTA SOARES" "autor_nome_curto" => "ROSIARA SOARES" "autor_email" => "rosiara.soares@bol.com.br" "autor_ies" => "REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25028 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 2818 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS BACHARÉIS EGRESSOS DO CEMES/UFMA 2010" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa que permitisse analisar as contribuições do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEMES) da Universidade Federal do Maranhão para a atuação docente dos alunos egressos dos bacharelados da turma do ano de 2010. Para alcançar esta pretensão, foi realizado levantamento e análise de dados documentais, bibliográficos e de campo. Para esta finalidade, a opção metodológica apontou para um Estudo de Caso etnográfico, conforme a natureza do objeto construído. Os resultados obtidos revelaram a necessidade urgente de um aprofundamento teórico-metodológico no processo de formação do docente de terceiro grau desenvolvido pelo Curso CEMES/2010, permitindo assim, contemplar de forma satisfatória as necessidades de formação pedagógica dos alunos docentes oriundos dos bacharelados.A proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa que permitisse analisar as contribuições do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CE """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "CURSO CEMES, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID2818_05092016203548.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIARA COSTA SOARES" "autor_nome_curto" => "ROSIARA SOARES" "autor_email" => "rosiara.soares@bol.com.br" "autor_ies" => "REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO A proposta deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa que permitisse analisar as contribuições do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEMES) da Universidade Federal do Maranhão para a atuação docente dos alunos egressos dos bacharelados da turma do ano de 2010. Para alcançar esta pretensão, foi realizado levantamento e análise de dados documentais, bibliográficos e de campo. Para esta finalidade, a opção metodológica apontou para um Estudo de Caso etnográfico, conforme a natureza do objeto construído. Os resultados obtidos revelaram a necessidade urgente de um aprofundamento teórico-metodológico no processo de formação do docente de terceiro grau desenvolvido pelo Curso CEMES/2010, permitindo assim, contemplar de forma satisfatória as necessidades de formação pedagógica dos alunos docentes oriundos dos bacharelados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.