Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TERRITORIALIDADE QUILOMBOLA, DEMANDAS EDUCACIONAIS E IDENTIDADE: UM OLHAR SOBRE A ESCOLA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA PAU FURADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA, POPULAÇÃO QUILOMBOLA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA
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No Estado do Pará existe um grande número de comunidades quilombolas, e as dificuldades enfrentadas por elas são muitas, como exemplo a Educação que ainda é bastante precária. Considerando que a educação é um direito básico para o desenvolvimento do ser humano é de grande relevância que o Estado proporcione uma formação de qualidade para todos. A educação Quilombola tem características e demandas próprias, que precisam ser pautadas no contexto educacional Amazônia.O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado na comunidade quilombola Pau Furado localizada no Município de Salvaterra, no Estado do Pará. 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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado na comunidade quilombola Pau Furado localizada no Município de Salvaterra, no Estado do Pará. Pontuamos os principais desafios e demandas educacionais, onde se verificou a precariedade enfrentada pela escola da comunidade e o descaso do poder público. No Estado do Pará existe um grande número de comunidades quilombolas, e as dificuldades enfrentadas por elas são muitas, como exemplo a Educação que ainda é bastante precária. Considerando que a educação é um direito básico para o desenvolvimento do ser humano é de grande relevância que o Estado proporcione uma formação de qualidade para todos. A educação Quilombola tem características e demandas próprias, que precisam ser pautadas no contexto educacional Amazônia.

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