O presente trabalho objetiva apresentar as contribuições dos jogos lúdicos como metodologia alternativa no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Ciências e Matemática durante as aulas de reforço ministradas pelos bolsistas do PIBID Ciências Naturais aos alunos do 9º ano da E. M. Caminho do Futuro em Grajaú-MA. Para a aplicação dessa proposta buscou-se na literatura jogos lúdicos relacionados aos conteúdos que estavam sendo trabalhados durante o reforço: frações, expressões algébricas, equações e Tabela Periódica. Os jogos lúdicos caracterizaram-se como recursos didáticos alternativos para o ensino de Ciências e Matemática. A aplicação destes contribuiu para tornar os alunos mais motivados e participativos, além de favorecer o trabalho em equipe, onde apesar do clima de disputa manteve-se o respeito entre os colegas de equipe e adversários. De forma geral, a metodologia lúdica contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos, justificando a necessidade da continuidade da utilização desses recursos no PIBID.