A falta de parceria entre a família e a escola tem prejudicado as crianças no desenvolvimento de sua aprendizagem e na sua formação educativa com vistas à construção de uma sociedade com homens de caráter e valores de convivência social pautados na coletividade. Na escola municipal de São Luís – MA, muitos pais e professores, diante dos desafios de ensinar e educar têm transferido seus papéis de educadores para outrem, culpando um ao outro pelas suas próprias falhas e perdido sua autoridade sobre as crianças, as quais, observando esta desvalorização de ambas as partes, reproduz tanto na escola quanto em casa uma personalidade tirana – quebrando regras e valores, desrespeitando pais e mestres. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância das mediações feitas na família e na escola no sentido de proporcionar uma melhor aprendizagem dos alunos, assim como refletir sobre a relevância de uma relação de parceria entre família-escola e as posturas de pais e professores diante da criança. Através de pesquisa bibliográfica, observações e aplicação de questionários aos pais, professores e gestão, identificamos e analisamos qualitativamente como estão suas relações no acompanhamento educacional das crianças e as consequências dessas relações no âmbito escolar e familiar. Os resultados obtidos confirmam que parte dos envolvidos no processo de educar não tem obtido êxito na formação educacional das crianças devido à falta de conhecimentos sobre os valores depreciativos que estão embutidos em seus gestos e atitudes diante dos educandos, para o qual sugerimos reuniões formativas tanto para professores quanto para as famílias que as sensibilizem para a importância da parceria e colaboração mútua entre ambas.