A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24890 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO" "resumo" => "A falta de parceria entre a família e a escola tem prejudicado as crianças no desenvolvimento de sua aprendizagem e na sua formação educativa com vistas à construção de uma sociedade com homens de caráter e valores de convivência social pautados na coletividade. Na escola municipal de São Luís – MA, muitos pais e professores, diante dos desafios de ensinar e educar têm transferido seus papéis de educadores para outrem, culpando um ao outro pelas suas próprias falhas e perdido sua autoridade sobre as crianças, as quais, observando esta desvalorização de ambas as partes, reproduz tanto na escola quanto em casa uma personalidade tirana – quebrando regras e valores, desrespeitando pais e mestres. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância das mediações feitas na família e na escola no sentido de proporcionar uma melhor aprendizagem dos alunos, assim como refletir sobre a relevância de uma relação de parceria entre família-escola e as posturas de pais e professores diante da criança. Através de pesquisa bibliográfica, observações e aplicação de questionários aos pais, professores e gestão, identificamos e analisamos qualitativamente como estão suas relações no acompanhamento educacional das crianças e as consequências dessas relações no âmbito escolar e familiar. Os resultados obtidos confirmam que parte dos envolvidos no processo de educar não tem obtido êxito na formação educacional das crianças devido à falta de conhecimentos sobre os valores depreciativos que estão embutidos em seus gestos e atitudes diante dos educandos, para o qual sugerimos reuniões formativas tanto para professores quanto para as famílias que as sensibilizem para a importância da parceria e colaboração mútua entre ambas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT3 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, FAMÍLIA, VALORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA3_ID1045_07092016220325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIDALVA ALVES LOPES" "autor_nome_curto" => "FRANCIDALVA" "autor_email" => "francidalvaalves@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA DE PORTUGAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24890 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO" "resumo" => "A falta de parceria entre a família e a escola tem prejudicado as crianças no desenvolvimento de sua aprendizagem e na sua formação educativa com vistas à construção de uma sociedade com homens de caráter e valores de convivência social pautados na coletividade. Na escola municipal de São Luís – MA, muitos pais e professores, diante dos desafios de ensinar e educar têm transferido seus papéis de educadores para outrem, culpando um ao outro pelas suas próprias falhas e perdido sua autoridade sobre as crianças, as quais, observando esta desvalorização de ambas as partes, reproduz tanto na escola quanto em casa uma personalidade tirana – quebrando regras e valores, desrespeitando pais e mestres. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância das mediações feitas na família e na escola no sentido de proporcionar uma melhor aprendizagem dos alunos, assim como refletir sobre a relevância de uma relação de parceria entre família-escola e as posturas de pais e professores diante da criança. Através de pesquisa bibliográfica, observações e aplicação de questionários aos pais, professores e gestão, identificamos e analisamos qualitativamente como estão suas relações no acompanhamento educacional das crianças e as consequências dessas relações no âmbito escolar e familiar. Os resultados obtidos confirmam que parte dos envolvidos no processo de educar não tem obtido êxito na formação educacional das crianças devido à falta de conhecimentos sobre os valores depreciativos que estão embutidos em seus gestos e atitudes diante dos educandos, para o qual sugerimos reuniões formativas tanto para professores quanto para as famílias que as sensibilizem para a importância da parceria e colaboração mútua entre ambas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT3 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, FAMÍLIA, VALORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA3_ID1045_07092016220325.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIDALVA ALVES LOPES" "autor_nome_curto" => "FRANCIDALVA" "autor_email" => "francidalvaalves@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA DE PORTUGAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }