Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa e o uso de metodologias de ensino mais dinâmicas. Ouvimos com frequência alunos reclamando das aulas de LP, destacando-a como desinteressante e desmotivadora, ficando difícil entender e tratar a língua como um organismo vivo, necessário ao dia a dia dos alunos. As constatações aqui apresentadas, se deram pelo nosso olhar enquanto observadora dessa prática de ensino, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFMA) na cidade de São Bernardo-MA, em uma sala de aula com alunos do 9º ano. Nosso aporte teórico passou por pelos PCN de LP (2000) e autores como Antunes (2008), Faraco (1984) e Geraldi (1984, 1996). Concluímos que, cabe ao professor atenção, tanto ao conteúdo, quanto ao que ensina e como ensina aos alunos, buscando possibilidades de transformar o seu ofício em saber e arte, celebrando sempre a língua materna.