A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24963 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 4079 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ" "resumo" => "Na condição de alunos do curso de licenciatura em Pedagogia e motivados a ingressar no curso fazendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, realizamos uma pesquisa de campo em cinco turmas de cinco escolas da cidade de Breves no Marajó, estado do Pará, com o objetivo de identificar como vem se dando a relação professor-aluno nas turmas dos primeiros anos do ensino fundamental. Nesse sentido, o presente trabalho trata-se de um relato de pesquisa realizada por meio de observação em salas de aulas, tendo como foco a relação professor-aluno. O objetivo da pesquisa foi identificar como os professores se relacionavam com os seus alunos em suas práticas pedagógicas, tendo em vista essa relação ser imprescindível para o processo de ensino e a aprendizagem. Analisamos a partir das observações que a sala de aula não pode transformar-se em um lugar de monólogo, mas de polifonias, onde todas as vozes sejam escutadas e respeitadas. Ao ouvir os alunos, não significa que este professor está deixando de cumprir com o seu papel, na verdade, está oportunizando o crescimento daqueles com os quais tem responsabilidades em introduzi-los na dinâmica social da vida, deixando-o livre para a criatividade, o que só a terá se sentir-se à vontade em seu ambiente. Um dos meios para se chegar a essa relação de confiança entre professor e alunos é a afetividade, pois ela é imprescindível continuamente na vida da criança, independentemente de sua origem, gênero ou classe social. Porém, pelo que se observou nesta pesquisa é que os professores ainda são muito resistentes a essa aproximação com os alunos, numa tentativa de manterem-se neutros diante do que acontecia na sala de aula: agressividade verbal e física, desinteresses para com as atividades, desrespeito ao próprio trabalho do professor - visto que a escola ainda é fortemente influenciada por métodos da escola tradicional que, com frequência desvalorizam a importância da vivência na formação do aluno. Os resultados da pesquisa indicaram que, essa relação ainda encontra-se na maioria das vezes na verticalidade, sendo o professor aquele que conduz a educação num processo em que não há participação ativa dos alunos, cabendo a eles, apenas assistir as aulas e reproduzir as atividades didáticas e apenas uma pequena minoria participa por meio de perguntas ou mesmo realizando as atividades com ajuda dos colegas e por vezes do professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT3 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ESCOLA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA3_ID4079_29092016165113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA GAMA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "TATIANA GAMA" "autor_email" => "ttatianagm@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24963 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 889 "inscrito_id" => 4079 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS NO MARAJÓ - PARÁ" "resumo" => "Na condição de alunos do curso de licenciatura em Pedagogia e motivados a ingressar no curso fazendo a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, realizamos uma pesquisa de campo em cinco turmas de cinco escolas da cidade de Breves no Marajó, estado do Pará, com o objetivo de identificar como vem se dando a relação professor-aluno nas turmas dos primeiros anos do ensino fundamental. Nesse sentido, o presente trabalho trata-se de um relato de pesquisa realizada por meio de observação em salas de aulas, tendo como foco a relação professor-aluno. O objetivo da pesquisa foi identificar como os professores se relacionavam com os seus alunos em suas práticas pedagógicas, tendo em vista essa relação ser imprescindível para o processo de ensino e a aprendizagem. Analisamos a partir das observações que a sala de aula não pode transformar-se em um lugar de monólogo, mas de polifonias, onde todas as vozes sejam escutadas e respeitadas. Ao ouvir os alunos, não significa que este professor está deixando de cumprir com o seu papel, na verdade, está oportunizando o crescimento daqueles com os quais tem responsabilidades em introduzi-los na dinâmica social da vida, deixando-o livre para a criatividade, o que só a terá se sentir-se à vontade em seu ambiente. Um dos meios para se chegar a essa relação de confiança entre professor e alunos é a afetividade, pois ela é imprescindível continuamente na vida da criança, independentemente de sua origem, gênero ou classe social. Porém, pelo que se observou nesta pesquisa é que os professores ainda são muito resistentes a essa aproximação com os alunos, numa tentativa de manterem-se neutros diante do que acontecia na sala de aula: agressividade verbal e física, desinteresses para com as atividades, desrespeito ao próprio trabalho do professor - visto que a escola ainda é fortemente influenciada por métodos da escola tradicional que, com frequência desvalorizam a importância da vivência na formação do aluno. Os resultados da pesquisa indicaram que, essa relação ainda encontra-se na maioria das vezes na verticalidade, sendo o professor aquele que conduz a educação num processo em que não há participação ativa dos alunos, cabendo a eles, apenas assistir as aulas e reproduzir as atividades didáticas e apenas uma pequena minoria participa por meio de perguntas ou mesmo realizando as atividades com ajuda dos colegas e por vezes do professor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT3 – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, ESCOLA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA3_ID4079_29092016165113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA GAMA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "TATIANA GAMA" "autor_email" => "ttatianagm@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }