MORAIS, Rosiane Leal De. Leitura e escrita: o que muda quando os hábitos mudam?. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25391>. Acesso em: 23/11/2024 06:01
O presente trabalho é resultado das experiências vivenciadas em uma escola da rede estadual de ensino de São Luís-MA, envolvendo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, durante os meses de maio a dezembro de 2015, através do PIBID/CAPES/MEC/UFMA/Pedagogia. As ações educativas proporcionaram maior contato das crianças com o mundo da leitura e escrita, proporcionando aos discentes, o acesso a uma gama de gêneros textuais, contribuindo assim, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da leitura materna. Foram realizadas atividades de leitura e escrita através da criação do “cantinho da leitura”, a partir do qual houve contação de histórias e produção de textos e, ainda implementou-se o projeto “Poetas de Timon”, o que ampliou aprendizagens de leitura e escrita. Essa experiência proporcionou grandes aprendizados e troca de saberes importantes para o desenvolvimento de todos(as) os(as envolvidos(as).